Economia

PIX é vantajoso para pequenos negócios; entenda

Meio de pagamento se mostra cada vez mais vantajoso a Microempreendedores Individuais (MEI)

Em operação desde 2020, o PIX, sistema de transferências e meio de pagamento desenvolvido pelo Banco Central, tem facilitado os negócios em múltiplas áreas do mercado, trazendo segurança, conforto e simplicidade para o consumidor. No ramo das pequenas empresas e dos Microempreendedores Individuais, a forma de pagamento tem se tornado cada vez mais popular. 

Para cada dez pequenos negócios, nove usam PIX como forma de pagamento principal, segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Fundação Getulio Vargas (FGV). Novembro de 2021 registrou cerca de 86% das pequenas empresas utilizando o meio de pagamento.

87% dos Microempreendedores Individuais (MEI) afirmam usar o PIX, e a forma de pagamento é a principal forma entre os pequenos negócios, comumente realizados através de negociação direta, por meio de redes sociais como o Facebook e o Instagram.

É inegável a facilidade promovida pelo uso do PIX. Em instantes, é possível acertar um dos passos mais importantes de toda negociação: o pagamento. E para os microempreendedores, a segurança de que o pagamento é feito correta e rapidamente é chamativa demais para que o sistema passe despercebido.

O PIX funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e raramente passa por manutenções que possam parar completamente o seu sistema. Com o dinheiro em caixa direta e rapidamente, e sem o uso de intermediadores, o microempreendedor pode fazer transações seguras e satisfatórias. 

O PIX também promove a disciplina de gestão de estoque e administração da conta. Qualquer estudante de faculdade de administração pode atestar os efeitos do PIX na postura com que os microempreendedores tratam os seus lucros. Essa disciplina é importantíssima, e deve ser aprendida por qualquer microempreendedor que pretende se tornar um grande empreendedor de sucesso. 

O PIX também garante a satisfação do cliente, uma vez que o efeito na educação financeira também é sentido por eles. Com o meio de pagamento, a administração das finanças se torna muito mais dinâmica e imediata, uma vez que a transferência direta e imediata retira a necessidade de cálculos e estratégias de uso de cartões de crédito. E o pagamento imediato também, é claro, dá a sensação de jornada de compra concluída e inicia o processo de espera pela chegada do pedido.

A tendência é o PIX continuar em alta e crescendo em popularidade, uma vez que sua praticidade pouco pode ser igualada por outros métodos de pagamento.