Economia

Problemas financeiros geram preocupação e ansiedade

Resolver dívidas e pendências financeiras é essencial para garantir qualidade de vida

A estabilidade financeira é um dos principais objetivos de quem busca uma vida confortável e tem projetos para o futuro. Garantir uma renda alta e o pagamento das contas em dia – ou a impossibilidade de atingir esse estado – pode impactar diretamente a qualidade de vida, afetando a saúde física e mental de maneira tanto positiva, quanto negativa.

Em um momento particularmente complicado para economia do Brasil e do mundo, tem ficado cada vez mais difícil pagar todas as contas com tranquilidade, pensar em um estilo de vida mais caro e fazer contas maiores. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número de famílias endividadas no país alcançou, em abril de 2021, 67,5%, mostrando como a situação geral está delicada.

A necessidade de pagar várias divididas dependendo de um orçamento apertado pode gerar ansiedade e preocupação além do nível considerado “saudável”. Segundo dados coletados pelo Estudo Longitudinal das Famílias do Reino Unido, dados que analisavam abril de 2020 com julho do mesmo ano mostraram que os indivíduos que avaliaram sua situação financeira como bastante ou completamente difícil durante o período tiveram uma queda de 27% no seu bem-estar.

Por conta de todos esses fatores, é essencial realizar um planejamento para conter a situação, evitando que o problema se agrave e prejudique ainda mais a saúde e questões como possibilidade de moradia, alimentação e contas gerais. Entenda quais são os primeiros passos para solucionar o problema.

Como contornar a situação?

Pagar dívidas ou contas grandes de maneira tranquila não é fácil, e, para isso, é essencial estabelecer metas e encarar a situação de forma lógica e firme. Renegociar as dívidas e pensar em estratégias para quitar pendências com altos juros é um dos passos iniciais, evitando gastos ainda maiores no futuro. Caso seja muito necessário, é possível solicitar um crédito pessoal para o pagamento das contas mais urgentes e que não podem ser negociadas.

Após o pagamento e a renegociação das dívidas, é a hora de se planejar financeiramente para evitar o surgimento de novas pendências. A educação financeira é uma das melhores ferramentas nesse caso, e para isso é preciso estudar e tentar entender de maneira clara o assunto. Assim, fica mais fácil evitar gastos desnecessários e rebater caso alguma questão relacionada a dinheiro pareça suspeita, além de possibilitar o controle de tudo o que entra e sai do caixa de maneira mais eficiente.

O corte de gastos não essenciais também deve acontecer – pelo menos até a situação se estabilizar. Coisas como pedidos de comida por delivery, brinquedos e outros itens do tipo devem ser deixados de lado. Para quem tem disponibilidade de tempo, procurar uma fonte de renda extra é uma forma de garantir mais entrada de dinheiro, possibilitando a criação de uma reserva de emergência e suavizando a sustação.