Economia

Roraima criou cerca de 500 novas vagas de emprego com carteira assinada

Saldo positivo também foi registrado em todo o Brasil, com mais de 277 mil novas oportunidades para os trabalhadores

O estado de Roraima registrou, em maio, um resultado positivo de 494 novas vagas formais para os trabalhadores. Atualmente, 66 mil e 443 pessoas estão empregadas com carteira assinada no estado. Já no Brasil, foram mais de 277 mil novos postos de trabalhos formais criados em maio.

Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgado pelo Governo Federal.

Em Roraima, o setor de Serviços foi o grande destaque do mês, com a geração de mais da metade de todos os novos postos de trabalho, ao todo 449, vinculados às atividades de defesa, seguridade social, entre outros. Destaque também para o Comércio, que gerou 160 novas vagas de emprego formal.

Acumulado do ano

Entre os meses de janeiro a maio de 2022, foram abertas de 2 mil e 747 novas vagas de emprego em Roraima.

Os dados também são positivos em todo o país, com mais de 1 milhão e 51 mil novas vagas de emprego abertas no mesmo perídodo. Desde 2019, o Brasil abriu cerca de 4 milhões e 270 mil novas oportunidades para os trabalhadores.

Além do aumento no número de empregos formais, o Brasil registrou queda no número de desempregados, alcançando 9,4% em abril, a menor taxa em sete anos.

Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgados na sexta-feira, 24. A população empregada em abril chegou a 97,8 milhões de trabalhadores, o maior patamar da série histórica, iniciada em 2012.