Economia

Roraima espera colher 120 mil hectares de soja em 2022

Nesta temporada, a produção final do estado pode ultrapassar as 270 mil toneladas estimadas anteriormente, e chegar a 300 mil toneladas

Com um calendário oposto à safra no restante do país, Roraima já começou a colheita da safra de soja 2021 no mês de agosto e vem obtendo resultados superiores às projeções iniciais. 

Segundo o governador de Roraima, Antonio Denarium, a área cultivada cresceu no estado. Em 2018 foram 30 mil hectares cultivados com soja, em 2021 já foram registrados plantios da oleaginosa em 80 mil hectares, e a projeção é atingir 120 mil hectares já em 2022.

Segundo Denarium, o ciclo de chuvas foi muito bem definido nesta temporada e a produção final do estado pode ultrapassar as 270 mil toneladas estimadas anteriormente, e podem chegar próximas das 300 mil toneladas.

Além da soja, a cultura do milho, feijão e arroz também estão crescendo aceleradamente em Roraima e já somam 112 mil hectares em 2021.

Para sustentar este crescimento expressivo, Denarium destaca que o estado tem alta janela de luminosidade, não tem registro de granizo, geadas ou veranicos e tem atraído produtores de outras regiões do país que pretendem começar a cultivar na localidade também.

Com informações do portal Notícias Agrícolas.