Economia

Roraima participa de evento nacional de investimento

Brasil Investment Forum é considerado o maior do segmento de investimentos estrangeiros da América Latina

O Brasil Investment Forum (BIF) realiza sua 5ª edição nos dias 14 e 15 de junho. Considerado o maior evento do segmento de investimentos estrangeiros da América Latina, o encontro reforça a participação de autoridades, executivos de grandes empresas do Brasil e do mundo, além de especialistas de diversos setores econômicos.

O secretário Emerson Baú, da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi), destaca a relevância nacional do evento. “O BIF discute temas fundamentais para o desenvolvimento do Brasil, impulsionando novos modelos de negócios, iniciativas de investimento em participação e movimentações das cadeias globais de valor”, comentou o secretário.
 
Para o coordenador Eduardo Ostreicher, dentre os objetivos da participação de Roraima no evento está o alinhamento de programas estratégicos com o comércio exterior.
 
“Roraima tem muito a oferecer com a grande cultura de grãos, carne, madeira, milho e piscicultura. Com isso, buscamos ampliar a qualificação da base exportadora para nossa produção. Contudo, as ações do BIF também integram capacitação e treinamento disponibilizados por entidades públicas e privadas, fortalecendo a economia”, concluiu.

Entre 2017 e 2019, os estados com território na Amazônia Legal foram responsáveis por US$ 21,9 bilhões em exportações anuais de produtos do agronegócio – 22,4% do total embarcado pelo Brasil, sendo 15,9 bilhões somente do estado do Mato Grosso.
 
O Brasil Investment Forum é organizado pela Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Governo Federal.