Roraima registrou mais de cinco mil aberturas de MEI em 2021 - Folha de Boa Vista
ECONOMIA
Roraima registrou mais de cinco mil aberturas de MEI em 2021
Dados são do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado (Sebrae-RR)
Por Marília Mesquita
Em 21/01/2022 às 06:00
Mês em que houve mais abertura foi em agosto com 578 MEI (Foto: Divulgação)

Em 2021, foram registradas 5.649 aberturas de Microempreendedor Individual (MEI) em Roraima. Os dados são do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no estado (Sebrae-RR). No mesmo ano, foram fechadas 1.307 empresas.

De acordo as estatísticas, o mês com mais aberturas foi agosto com 578, seguido de julho, com 519, e janeiro com 516. O último mês do ano foi o que menos registrou a abertura microempresas, sendo 378. Em contrapartida aos números, agosto também foi o que mais teve baixa de MEIs, contabilizando 151. O mês de janeiro de 2021 foi o que teve menos fechamento de empresas. 

Formalização

Entre os microempreendedores que deram entrada no MEI em 2021 está Guiecke Nascimento, de 20 anos. De acordo com ele, a abertura foi importante para formalizar a empresa de marcenaria e serviços de móveis. “Essa foi uma maneira de formalizar a minha empresa, além de alguns benefícios, como ganhar descontos em compras, contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social [INSS] e outros”, informou o microempreendedor.

Ainda conforme os dados do Sebrae-RR, setembro registrou o fechamento de 123 MEIs em Roraima, em novembro foram 121 e outubro do ano passado 114 microempreendedores fecharam as portas. 

Período para processo de abertura

A instituição informou que, de acordo com o Painel Tempo de Abertura de Empresas do Governo Federal, o tempo médio para a abertura de microempresas no Estado é de 1 dia e 13 horas.

O município de Caroebe aparece em primeiro lugar no ranking de Menores Tempos Médios com 19,49%, seguido de Boa Vista com 25,08% e Bonfim com 17,85%. Já na lista de municípios com Maiores Tempo Médios está Mucajaí com 98,92%, depois Rorainópolis, 88,94%, e Normandia, com 67,51%.

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
0
0
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!