Economia

Sindicato cobra à prefeitura recomposição de perdas inflacionárias

Sitram pede que seja pago a recomposição das perdas inflacionarias dos anos 2019, 2020 e 2021 para os trabalhadores da prefeitura

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Boa Vista (Sitram), Sueli Cardozo, acompanhou a votação e aprovação, pela Câmara de Vereadores, do projeto do Executivo que cria o abono para os servidores municipais da Educação.

Sobre esse benefício, ela já havia dito que outros servidores do município deveriam ter sido contemplados também. “Mas, como a prefeitura vai pagar o abono somente para a Educação, o Sitram cobra do prefeito [Arthur Henrique] a recomposição das perdas inflacionarias dos anos 2019, 2020 e 2021 para os trabalhadores da prefeitura”.

Segundo a sindicalista, “no relatório de execução orçamentaria, publicado em 28 de abril do ano passado, relativo as execuções do orçamento 2020, a prefeitura confessa que está gastando apenas 43,15% com despesa de pessoal, quando a prefeitura poderia investir até 54% na valorização de todos os profissionais contratados”.

“Vamos continuar com essa luta que não é de hoje, e continuará cobrando da prefeitura a recomposição das perdas inflacionarias, pois os servidores municipais vêm perdendo seu poder de compra, seja pelo aumento de preços dos alimentos, remédios, combustíveis, entre outros”, ressaltou Sueli.

A presidente do Sitram comentou que o prefeito de Boa Vista, dentro do seu planejamento de gestão, deveria incluir a valorização financeira dos servidores públicos, “principalmente esses que estão trabalhando na linha de frente ao combate ao coronavírus, como saúde, gestão social, educação e trabalhadores administrativos”.

Sueli disse que os trabalhadores administrativos estão lotados em todas as secretarias municipais, e estão com perda inflacionária de mais de 10% acumulada, enquanto a prefeitura tem uma folga de pelo menos 8% para conceder reajuste aos servidores municipais.

“Dessa forma, avaliamos que é o pagamento de um abono pode suprir uma necessidade momentânea, mas a partir do próximo mês de julho os servidores voltam a receber o mesmo salário sem as correções da inflação. Seria importante que o prefeito desse um retorno à categoria. Até o momento a prefeitura não tem conversado com a representação sindical, para ouvir as demandas”, disse a líder sindical.