Economia

Vantagens dos seminovos e fatores a se atentar na hora da compra

Compra de veículos é momento importante na vida de todo brasileiro, merecendo atenção redobrada; seminovos podem oferecer ótimas vantagens

Adquirir um automóvel é um objetivo cumprido a longo prazo e com muitas considerações envolvidas. A maioria dos brasileiros sonha em ter seu próprio carro, e, para conseguir alcançar esse sonho, sem ter prejuízos e ficar plenamente satisfeito, é preciso tomar certos cuidados e saber sobre os pontos mais importantes a se atentar.

Orçamento

A começar pelo orçamento, é importante não se deixar levar ou seduzir pelas inúmeras opções de carros com alta tecnologia e conforto disponíveis no mercado. É necessária, sim, a procura da opção com tudo o que te deixará satisfeito, mas a falta de foco no seu orçamento pessoal pode acarretar em custos com os quais, no futuro, não será possível lidar.

Comece planejando como irá pagar pelo automóvel e relacionando a conta à sua vida e sua programação para os próximos anos dentro do período de pagamento. As opções mais comuns para executar o pagamento são o consórcio e o financiamento. É importante pesquisar ambas e descobrir qual delas se encaixa melhor dentro do seu plano.

No consórcio, a burocracia é menor, a modalidade não conta com juros e não é necessário dar valores de entrada, mas, em compensação, pode demorar um pouco para que seja contemplado com o veículo.

No financiamento, por sua vez, é mais fácil e rápido ter o veículo em mãos, mas é necessário considerar todos os valores envolvidos na entrada e nas prestações.

Investimento futuro

Carros são investimentos a longo prazo. Eles não só beneficiam o comprador com toda sua utilidade tradicional, como também criam uma vantagem nas compras futuras. Seja pelo desejo de atualizar seu modelo ou adquirir novos confortos e tecnologias, os brasileiros costumam trocar de carro de tempos em tempos. 

É importante considerar carros com taxas equilibradas de desvalorização. O padrão é de 10% ao ano, mas carros populares têm uma depreciação mais lenta, enquanto os menos procurados são o contrário. Tenha em mente também a manutenção e a rotina que farão do seu carro elegível um bom seminovo para venda.

No caso da compra de seminovos, saiba que sua principal vantagem é oferecer as mesmas vantagens de um modelo zero km por um preço mais em conta. É claro que é necessário  ter atenção especial ao nível de conservação do veículo.

Uma maneira popular de ter uma noção do quão bem cuidado o carro está é comparar a quilometragem com o ano de fabricação. Um carro que, por exemplo, foi feito em 2018 e apresenta mais de 90 mil km já pode ser considerado muito usado – diferentemente de um modelo 2000, que apresenta 150 mil km, um caso que pode ser considerado como de extrema conservação.

A partir dos 200 mil km, todo carro precisa de revisão e refazer o motor. No primeiro caso, comprando um seminovo com 90 mil km rodados, o tempo de uso até o período de manutenção seria curtíssimo, e refazer o motor, muitas vezes, pode custar até 40% do preço do carro, o que não vale a pena.

Considerando o uso

Saber quantas pessoas utilizarão o carro, quantas vezes na semana e quantos quilômetros costumam ser percorridos é essencial para decidir qual modelo vale mais a pena. Carros para família, que serão utilizados para levar crianças à escola, são diferentes de carros que farão constante transporte de itens variados para lugares rurais.

Saber sobre como seu veículo se encaixa no seu estilo de vida é essencial para filtrar a escolha, através de suas características. No fim das contas, talvez, seja necessário fazer escolhas difíceis, mas, por sorte, são muitas as opções de seminovos no mercado.

Comprar um carro econômico e confortável, que também tenha fácil manutenção e capacidade de troca, é um sonho para muitos brasileiros, que pode ser realizado se prestada a devida atenção a todos os detalhes.