Economia

Vendas do comércio varejista crescem 4,3% em Roraima, aponta IBGE

Na série sem ajuste sazonal, as vendas do varejo subiram 2,0% frente a julho de 2020. O acumulado no ano foi a 11,4% e o acumulado em 12 meses, 10,6%

De acordo com o Instituto Brasileiro Geografia e Estatística (IBGE), em julho de 2021, o volume de vendas do comércio varejista em Roraima cresceu 4,3% frente a junho, na série com ajuste sazonal. No ano, o varejo ampliado acumula alta de 17,4% e, em 12 meses, as vendas subiram 16,3%. Os dados foram revelados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE.

Na série sem ajuste sazonal, as vendas do varejo subiram 2,0% frente a julho de 2020. O acumulado no ano foi a 11,4% e o acumulado em 12 meses, 10,6%.

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades veículos, motos, partes e peças e material de construção, Roraima também apresentou alta, com o volume de vendas crescendo 0,7% em relação a junho. Frente a julho de 2020, houve alta de 8%. 

A FolhaBV foi ao centro comercial de Boa Vista para conversar com os lojista para verificar o fluxo de vendas.

Os comerciantes apontaram que em 2020 as vendas aparentaram ser melhores, comparadas a esse ano. “Em 2020 o auxílio emergencial tinha um valor mais alto e isso influenciava na compra de produtos na zona varejista”, disse um dos lojistas.

“A nossa expectativa era a melhor possível para esse ano, mas fomos muito frustrados, as vendas não aumentaram. Pensamos que no dia dos namorados aumentaria, mas muita mercadoria ficou guardada. Estamos com pensamento positivo para o Halloween, mas não sentimos que houve um aumento” afirma Míriam Reis, gerente de uma loja de festas.