Economia

Vendas no Dia dos Pais devem aumentar em 2022, apesar da alta inflação

Assessor econômico disse que enquanto o volume de vendas do comércio varejista nacional no acumulado do ano está em 1,8%, Roraima registra 11,4%

O faturamento de vendas no comércio varejista para o Dia dos Pais de 2022 deverá movimentar R$ 19,2 milhões em Roraima. Esse é o maior valor em toda a série histórica, apresentando um crescimento de 10,3% na comparação com o ano passado.

O assessor econômico da Fecomércio/RR, Fábio Martinez, afirma que “o crescimento em Roraima vai ser quase o dobro da média nacional, isso se deve a maior movimentação do comércio varejista local, em comparação à média nacional. Enquanto que o volume de vendas do comércio varejista nacional no acumulado do ano está em 1,8%, em Roraima é de 11,4%”.

Os dados sobre o volume de vendas para esse período são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). “O Dia dos Pais é a quarta data comemorativa mais importante do comércio varejista brasileiro em termos de movimentação financeira e, mesmo com a inflação elevada, a perspectiva é positiva para o setor por conta da injeção de recursos extraordinários, como os saques nas contas de FGTS, antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS e a ampliação do Auxílio Brasil, tanto no valor do benefício quanto do número de beneficiários”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Apesar da estimativa de aumento considerável, o preço médio dos bens comercializados nesta data sofreu um aumento médio de 8,6%, o que desestimula um maior consumo.

Presente 8,6% mais caro

Por conta do aumento recente da inflação no Brasil, a cesta de bens e serviços relacionados à data deverá estar 8,6% mais cara que no ano passado – maior variação deste grupo específico de bens ou serviços desde 2016, quando houve o mesmo percentual de elevação. Dos 13 itens analisados, apenas computadores pessoais estão mais baratos do que em 2021 (2,4% a menos). Os três itens que apresentaram altas mais expressivas foram as roupas masculinas, que aumentaram 21,9%, os tênis, que estão 18,2% mais caros, e as bebidas alcoólicas, que tiveram aumento de 17%.

Embora o segmento de vestuário, calçados e acessórios ainda não tenha recuperado o ritmo de antes da pandemia (em maio deste ano, o volume de vendas ainda era 7,7% inferior ao de fevereiro de 2020), o rendimento dessas lojas será responsável por 43,7% do total de vendas do Dia dos Pais, com faturamento de R$ 3,18 bilhões. Em seguida, vem os ramos de utilidades domésticas e eletroeletrônicos (R$ 1,24 bilhão) e produtos de perfumaria e cosméticos (R$ 1,07 bilhão).

Contratações temporárias recorde

O avanço das vendas também deverá se replicar nas contratações de trabalhadores temporários. Segundo a CNC, é esperada a criação de 18,5 mil vagas temporárias para atender à demanda sazonal das vendas. Se confirmado, esse deve ser o maior contingente desde 2014 (20,3 mil). Hiper e supermercados (8,2 mil) e vestuário (7,8 mil) são os que mais apostaram na contratação. O salário de admissão está entre R$ 1.638 na média do varejo (crescimento de 1,2% em termos nominais ante o mesmo período do ano passado).