Antonio Denarium decreta fim do uso de máscaras em Roraima

Segundo o governador, isso é possível após a diminuição de casos de internação, mortes e casos confirmados de Covid-19 no Estado

O governador de Roraima, Antonio Denarium, decretou, na noite desta segunda-feira (04), o fim do uso de máscara em locais fechados e abertos em todo o estado. O decreto 31833 com a decisão foi divulgado para a Folha.

Segundo o governador, isso é possível após a diminuição de casos de internação, mortes e casos confirmados de Covid-19 no Estado. A recomendação entra em vigor hoje e complementa decisão anterior que já havia desobrigado o uso em ambientes abertos.

“Nós temos números epidemiológicos favoráveis, os números de internações diminuíram significativamente. Estamos recomendando a desobrigação do uso de máscara, mas é importante que as pessoas entendam, e nós vamos continuar vacinando, que a vacina é a arma mais importante contra a Covid-19”, disse Denarium.

O monitoramento dos indicadores da pandemia, tanto de vigilância epidemiológica quanto da rede assistencial, permanece sendo feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SESAU) 

Outras recomendações

Conforme o decreto, em locais destinados à prestação de serviços de saúde como hospitais, postos de saúde, laboratórios, clínicas, consultórios, serviços de hemoterapia e de hemodiálise, farmácias e drogarias o uso de máscaras continua. E as pessoas que apresentam sintomas gripais ou que tiveram contato com caso suspeito ou confirmado de Covid-19 nas últimas 48 horas, devem manter isolamento ou quarentena conforme orientação do serviço de saúde. 

O governo também recomendou o uso de máscara de proteção facial, cobrindo o nariz e a boca, por pessoas que possuam fatores de risco para agravamento da Covid-19, como comorbidades, imunossuprimidas, mulheres grávidas e idosos de 70 anos ou mais;

Também recomendou o uso de mascaras para pessoas que frequentem locais fechados como transporte coletivos de passageiros e outros locais que não seja possível manter o distanciamento físico.