Candidato entrega na sede da PF helicóptero apreendido em operação

O helicóptero havia sido apreendido em agosto do ano passado, mas foi liberado após decisão judicial

Um helicóptero, alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) realizada em agosto de 2021, e que estava sendo utilizado para fazer campanha política, foi devolvido para a sede da PF, na tarde desta terça-feira, 9.

A aeronave pertence ao candidato a deputado federal, Rodrigo Cataratas, que fez questão de ir pessoalmente ao local fazer a devolução do bem. Além dele, estiveram presentes cerca de 40 apoiadores do “Movimento Garimpo é Legal’, o qual Cataratas é o coordenador.

Foi emitida uma Determinação Judicial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informando que a aeronave estava sendo utilizada como propaganda eleitoral. Foi solicitado também que as publicações feitas utilizando o helicóptero fossem retiradas do ar.

Além disso, foi publicada uma determinação da Justiça para devolução da aeronave, que é arrolado em uma investigação da polícia iniciada em agosto do ano passado. O helicóptero já havia sido liberado duas vezes, tanto pela Justiça Cível quanto pela Criminal. 

Cataratas disse a reportagem, que ele tinha colocado o helicóptero nas ruas como forma de manifestação contra o “abuso” de autoridade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para chamar a atenção das autoridades para as vítimas, que segundo ele, o Instituto fez durante as operações.

“A gente colocou essa carreta com o helicóptero com a bandeira justamente para essa finalidade e para que essas vítimas fossem ouvidas”, disse.

Sobre a devolução do helicóptero, o empresário disse que acredita que seja uma retaliação por parte das autoridades. “A gente acredita justamente que seja uma retaliação sobre essa manifestação que fizemos em defesa dessas vítimas”, finalizou.

MANIFESTAÇÃO

Após a morte de cinco garimpeiros em uma região conhecida como Taboca, na Venezuela, o movimento realizou uma manifestação pacífica em frente ao Ibama ainda na tarde desta terça-feira, 9.

Cleiton Alves, que é um dos integrantes do movimento, disse a reportagem que essas mortes foram uma retaliação do Exército Venezuelano após uma invasão do Ibama em território vizinho.

“Viemos reivindicar o direitos dos brasileiros. Aconteceu uma verdadeira chacina na Venezuela, onde foram ceifadas cinco vidas”, disse.

Ainda segundo ele, o governo venezuelano não quer liberar os corpos, que até então estava pacificada, porém foram colocados empecilhos. “Nós, brasileiros queremos a liberação dos corpos. A situação já estava pacificada, mas começaram a colocar dificuldades e não querem liberar.

Os manifestantes levaram bandeiras pretas e cantaram o hino nacional em frente ao local. “Estamos de luto pelos nossos amigos garimpeiros”, disse um dos manifestantes.


Manifestantes em frente ao Ibama (Foto: Nilzete Franco/Folha BV) 

OUTRO LADO – A reportagem entrou em contato com o Ibama e aguarda retorno.