Confira quanto tempo que os candidatos de RR tem na propaganda eleitoral

A Folha de Boa Vista também fez uma projeção de quanto deverá ser o tempo de exibição dos candidatos a governador de Roraima para o próximo pleito. Serão cinco candidaturas.

O canal CNN Brasil divulgou um prognóstico de quanto tempo os pré-candidatos a presidente deverão ter de propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão nas eleições deste ano. O horário eleitoral gratuito começa a ser exibido em 26 de agosto.

Com base nisso, a Folha de Boa Vista também fez uma projeção de quanto deverá ser o tempo de exibição dos candidatos a governador de Roraima para o próximo pleito. Serão cinco candidaturas.

Exibição

A propaganda eleitoral gratuita para o cargo será exibida às segundas, quartas e sextas, das 7h15 às 7h25 e das 12h15 às 12h25 no rádio; e das 13h15 às 13h25 e das 20h35 às 20h45 na televisão, totalizando quatro blocos de dez minutos por dia, sendo dois no rádio e dois na televisão.

Além da propaganda eleitoral gratuita, emissoras de rádio e televisão deverão reservar, ainda, de segunda-feira a domingo, 70 minutos diários para a propaganda eleitoral gratuita para as chamadas ‘inserções’, de 30 e 60 segundos, distribuídas ao longo da programação entre 5h e 24h.

Como funciona o Cálculo

Segundo a Corte eleitoral, a escolha dos partidos teve os seguintes pontos levados em consideração: a quantidade de deputados federais eleitos em 2018; as eventuais retotalizações de eleições para a Câmara dos Deputados que tenham sido feitas por decisão da Justiça Eleitoral; e os efeitos das fusões e incorporações de partidos que tenham ocorrido nesse período.

Os partidos que nas eleições de 2018 não atingiram a cláusula de barreira ficam sem acesso ao horário eleitoral gratuito. São os casos de PMN, PTC, DC, Rede, PCB, PCO, PMB, PRTB, PSTU e UP.

O tempo que cada candidato terá direito é calculado a partir do tamanho da bancada federal na Câmara eleita em 2018 de cada partido (ou federação) que compõe a coligação, desconsiderando as trocas posteriores de partidos por parlamentares. Essa soma equivale a 90% do total de tempo de exibição, sendo os outros 10% divididos igualitariamente entre todos os candidatos.

Vale ressaltar que nas coligações para eleições majoritárias, é somente levado em conta o resultado da soma da quantidade de representantes dos seis maiores partidos ou federações que a integrem.

Os cálculos a seguir são apenas um prognóstico do tempo que os candidatos deverão ter. Após a confirmação das candidaturas e dos partidos que farão parte das mesmas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá divulgar o tempo correto, no dia 12 de agosto.

Confira a seguir as previsões de tempo para cada candidato, separados por ordem alfabética. As quantidades a seguir são referentes a um bloco de 10 minutos:

Antonio Denarium – Republicanos, PP, PSD, União, PRTB, PSDB, Cidadania

O atual governador Antonio Denarium é quem mais tem partidos na sua base aliada, e com isso, deverá ter o maior tempo de exibição de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. A previsão é de que Denarium obtenha 200 segundos (três minutos e 20 segundos), proveniente dos parlamentares eleitos em 2018 

Fabio Almeida – PSOL, Rede 

PSOL e Rede estão juntos em uma federação partidária, que comanda a chapa majoritária do candidato Fábio Almeida. Foram 11 deputados federais eleitos se somadas as duas legendas, o que pode resultar em um tempo de 30 segundos para o candidato.

Juraci Escurinho – PDT

O ex-vereador de Caroebe, Juraci Francisco dos Santos, o escurinho, é o quinto candidato ao Governo de RR. Nas eleições de 2018, o PDT teve 28 deputados federais eleitos e deve ficar com cerca de 1 minuto de tempo.

Rudson Leite – PV, PT, PCdB 

Rudson Leite é parte de uma coligação partidária e deve ter em torno 1 minuto, parte do espaço da propaganda destinada ao grupo

Teresa Surita – MDB / PL / PSB / PMB

Ao que tudo indica, a candidata emedebista é quem deve ter a segunda maior fatia, graças aos 144 parlamentares eleitos em 2018 dentre os partidos da sua coligação. Teresa deverá ter 182 segundos (três minutos e dois segundo) de exibição.

Projeção

As alianças elencadas nesta matéria têm como base a data de fechamento desta matéria, terça-feira (9). Qualquer outra adição de partido em uma coligação posterior a essa data não foi considerada.

Os números são uma projeção com base nos critérios adotados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e podem mudar caso o número de candidatos se altere. A Justiça Eleitoral tem até 12 de agosto para publicar tabela com a representatividade dos partidos no Congresso Nacional, decorrente de eventuais novas totalizações do resultado das últimas eleições gerais.