Convenção Rede e Psol confirma as candidaturas de Fábio, Bartô e Joenia

O partido não conseguiu preencher a totalidade das vagas para deputado federal e estadual

A Federação Rede Sustentabilidade e PSol realizou na noite desta terça-feira (27) a convenção partidária que homologou o nome de Fábio Almeida e Francisco Servino, para a disputa das eleições 2022, como governador e vice. O evento aconteceu no espaço Paricá, às 18h.

Fábio Almeida é militante do movimento social e sindical, e já foi candidato em eleições anteriores. O indígena e militante pelos direitos da saúde dos povos originários Francisco Servino, da região do baixo São Marcos é o pré-candidato a Vice-Governador.

Fábio Almeida destacou o propósito de mostrar ao eleitor trabalhador que ele tem uma excelente opção para governar o Estado. 

“A unidade de indígenas e não-indígenas contra as oligarquias empresariais e agrárias que privatizaram o Estado em seu benefício será combatida com um programa de Desenvolvimento Humano e valorização de indígenas, assentados da reforma agrária, pescadores artesanais, ribeirinhos e extrativistas. Uma Amazônia para os Amazônidas. Um Roraima para atender os interesses da classe trabalhadora. Somos a única pré-candidatura ao Governo que representa a classe trabalhadora”.

Candidato ao Senado

O artista plástico e líder indígena Bartolomeu da Silva, o Bartô, de 52 anos, é o candidato da federal ao Senado Federal por Roraima, nas eleições de 2022. Filiado ao Psol, ele traz como suplente outro artista plástico que atua no movimento indígena: Irmânio Sarmento, de 53 anos.

“Nós fizemos um colegiado, uma federalização com o partido Rede e aliamos com movimentos indígenas, trabalhadores rurais, movimento negro, lgbt, pescadores e faremos um trabalho voltado para a justiça social, para a agricultura familiar e para a cultura. Somos contra o garimpo e o agronegócio que já tem seus candidatos e somos do outro lado e estamos aí sem medo e em um caminho sem volta pois vamos brigar pelos votos dos parentes e trabalhadores”

Bartô explica que seu pública é indígena e que vai trabalhar para montar no Congresso Nacional a bancada do Cocar.

“Vamos trabalhar para ser eleito e formar a bancada do cocar no Congresso Nacional. Nosso povo é o indígena, mulheres, negros e passou da hora de termos representantes. São mais de 500 anos e precisamos mostrar para as pessoas como trabalhar pela Amazônia e em defesa do Meio Ambiente” concluiu
Deputada eleita pelos povos indígenas

Deputada Indígena

Com o grupo coeso, a deputada federal Joenia Wapichana ressaltou que a Chapa traz nomes competitivos, com o propósito de vitória neste pleito e que sua reeleição representa o trabalho em prol das minorais de Roraima

“Estou saindo para a reeleição por entender que tive um trabalho essencial na representação política dos povos indígenas e do meu estado de Roraima para defender os direitos sociais dos mais vulneráveis, da educação prioritária, do governo que reduz a educação da qualidade, então defendo o não retrocesso dos direitos dos direitos sociais, como educação, sustentabilidade, meio ambiente. A minha presença no Congresso tem sido reconhecida não apenas pelo modo simbólico de ser representante indígena, mas de alguém que vem do povo de Roraima e defende seus interesses”.

Rede e PSol

A Federação Partidária agrega os partidos Rede Sustentabilidade e o PSol não conseguiu fechar totalmente a nominata para deputados federais e estaduais e apresentou apenas 8 candidaturas a federal, sendo 5 da Rede e 3 do Psol e para estadual ficaram 12 candidatos 9 da Rede e 3 do Psol, todas voltadas para as causas das minorias

Confira a lista dos candidatos da Federação Rede Psol aprovados na convenção

Candidatos ao Governo

Governador: Fábio Almeida (Psol)
Vice: Francisco Servino (Psol)

Candidato ao Senado

Bartolomeu da Silva, o Bartô (Psol)

Deputado Federal

Henrique Matos (Rede)
Joenia Wapichana (Rede
Professor Cirio Ricardo (rede)
Professora Doutora Antonia Costa (rede)
Yano Rodrigues (Rede)
Eunice (psol)
Junior Paricarana (Psol)
Luis Oca (Psol)

Deputado Estadual

Aldenir Wapichana(Rede)
Alichard de Lima(Rede)
Doutor Geisel(Rede)
Elienes Fernandes(Rede)
Hudson Oarias(Rede)
Mayara Cardoso(Rede)
Pedro Servulo(Rede)
Professora Edite Andrade(Rede)
Professora Fatima(Rede)
Alzemiro Wapichana(Psol)
Meirinha Macuxi(Psol)
Thomas Correa (Psol)