Dez candidatos fazem disputa acirrada pelo Senado em Roraima  

Candidaturas isoladas dominam o cenário da disputa pela única cadeira em disputa nestas eleições

A eleição para o Senado se projeta como uma das mais disputada de todos os tempos da história política de Roraima. Ao todo, são dez pré-candidatos lançados por seus partidos – Bartolomeu da Silva (Bartô -PSOL), Helder Girão (Mobiliza), Hiran Gonçalves (PP), Dr. Ilderson Pereira (PTB), Iran de Oliveira Marinho (Maranhão do Povão), Ozéas Colares (Podemos), Romero Jucá (MDB), Telmário Mota (Pros), Jonildo Viana (PCdB) e Mauricio Costa (patriotas).

Segundo analistas, a divisão de votos favorece todos os postulantes na medida que a votação individual cai em função da pulverização dos votos. A considerar este fator todos tem chances. As possibilidades de um ou de outro aumenta conforme avanço da própria campanha. 

A eleição mais disputada para o Senado será também a que o eleitor terá mais de dificuldade de escolher em quem votar. Pode até faltar palanques para alguns pré-candidatos, mas sobra opção de escolha para os eleitores.     

Bartolomeu da Silva (Bartô -PSOL)
Bartolomeu da Silva, mais conhecido como Bartô (PSOL), tem 52 anos e é artista plástico e líder indígena. Foi confirmado pelo PSOL como candidato ao Senado por Roraima (RR) em 2022 para atuar na defesa dos povos indígenas. O artista plástico tem apoio de movimentos sociais. 

Helder Girão (Mobiliza)
Natural de Fortaleza (CE), Helder Girão, 58 anos, é juiz federal aposentado e candidato a senador por Roraima (RR) nas eleições 2022 pelo partido Mobiliza. Graduado em Direito com doutorado em Relações Internacionais e Desenvolvimento Regional, Girão é integrante do movimento Brasil Verde Amarelo. O ex-juiz federal de 58 anos adiantou que irá defender bandeiras como a Fé, a Honra e a Família. 

Hiran Gonçalves (PP)
O médico e deputado federal Hiran Gonçalves (Progressistas) 64 anos, é natural de Tefé (AM). Antes de se tornar político, atuou como professor universitário. Foi presidente do Conselho Regional de Medicina do estado e, em 2014, foi eleito deputado federal por Roraima e reeleito em 2018. Na Câmara, presidiu a Comissão de Seguridade Social e Família e a Comissão Especial dos Planos de Saúde. É apoiador da agenda bolsonarista e conta com o apoio do governador do estado, Antonio Denarium nesta eleição.

Dr. Ilderson Pereira (PTB)
Dr. Ilderson Pereira é médico especialista em ortopedia e traumatologia e é candidato ao cargo de senador pelo do Partido Trabalhista Brasileiro de Roraima (PTB), do qual é presidente. Também é vereador de Boa Vista e atua como presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal e também é membro da comissão de saúde.

Iran de Oliveira Marinho (Maranhão do Povão)
O empresário Iran de Oliveira Marinho, conhecido como Maranhão do Povão, e é técnico em refrigeração e ex-policial civil. Anunciou a pré-candidatura ao Senado por Roraima pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista). Nascido em Imperatriz (MA), Maranhão tem 49 anos, 28 deles vividos em Roraima. Disputou sua primeira eleição em 2002, como candidato a deputado estadual. Em 2016, tentou uma vaga como vereador de Boa Vista e nas eleições de 2018, foi candidato a deputado estadual.

Ozéas Colares (Podemos)
Formado em Direito e Contabilidade, com especialização em Direito Tributário, Ozéas Colares é auditor fiscal de tributos e professor universitário. Colares é amazonense, mas vive em Roraima há duas décadas. Ingressou na política em 2010, quando foi candidato a deputado estadual. Ozéas Colares foi confirmado pelo Podemos como candidato ao Senado por Roraima (RR) nas eleições de 2022.

Romero Jucá (MDB)
Economista e empresário, Romero Jucá (MDB) tem 67 anos, é natural de Recife (PE) e foi senador por três mandatos consecutivos. Formado em Economia com pós-graduação em Engenharia Econômica, Jucá iniciou a vida política como governador de Roraima em 1988 e agora tenta voltar a Brasília após não conseguir a reeleição em 2018. Foi ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e líder do governo no Senado durante a gestão de Michel Temer e ministro da Previdência Social do governo Lula. 

Telmário Mota (Pros)
Nascido em Normandia (RR), o economista Telmário Mota (Pros) tem 64 anos e tentará a reeleição. Ele foi vereador de Boa Vista e concorreu ao governo do estado, em 2018. Telmário é um atual defensor do presidente Jair Bolsonaro (PL). Mota conquistou a vaga de senador por Roraima em 2014 e é candidato à reeleição ao Senado por Roraima (RR) nas eleições 2022

Jonildo Viana (PCdB)
Jonildo Viana tem 45 anos e é natural do estado do Amazonas, tendo vivido grande parte de sua Vida em Boa Vista /RR. Ex-Professor da rede municipal de educação de Boa Vista, foi líder estudantil secundarista e universitário e atua também como conselheiro universitário. É Presidente do PCdoB em Roraima.Tem atuação voltada para defesa da Amazônia e da sustentabilidade ambiental conjugada com os direitos dos povos indígenas

Maurício Costa (Patriota)
O empresário Maurício Costa da Silva, dono de um cadastro de mais de 40 mil pessoas falecidas no país, que atua no combate a fraudes de seguro e outras, foi confirmado como candidato ao senado pelo Partido Patriotas, partido que preside em Roraima. Tem como objetivo educar e ensinar política para a juventude e para a população.