Eleição para Senador divide deputados na Assembleia Legislativa

Até mesmo a base aliada do governador Antonio Denarium não fechou ainda o nome indicado pelo líder

A eleição para o Senado dividiu a base de apoio do governador Antonio Denarium (Progressistas) na Assembleia Legislativa de Roraima. Faltando pouco menos de 5 meses para a eleição, aliados do governo ainda não definiram se apoiam Telmário Mota ou Hiran Gonçalves.

A reportagem da Folha conversou com os parlamentares roraimenses sobre a eleição do Senado e a maioria explicou que vai seguir as orientações do partido ou ainda está indecisa em relação a escolha.

Apoio a Hiran

Com a maior bancada na Assembleia, Hiran conta de forma imediata com o apoio dos cinco deputados do partido Progressistas: Angela Águida (PP); Aurelina Medeiros (PP); Chico Mozart (PP); Jânio Xingu (PP) e Nilton Sindpol (PP) e dos políticos do Republicanos, o presidente da Assembleia Legislativa Soldado Sampaio (Republicanos), Gabriel Picanço  e Tayla Peres (Republicanos) 

Eu sou Progressistas e meu candidato ao senado é o deputado Hiran, que conheço a muitos anos por sua integridade, sinceridade e comprometimento com o estado. Ele tem metas e objetivos que define e busca alcançar e isso caracteriza o senador ideal para Roraima se assim for definido em convenção” explicou a deputada Aurelina Medeiros

“Com relação ao candidato ao senado, estarei seguindo as orientações do partido, busco sempre a fidelidade aos princípios e diretrizes partidárias. Como política, não creio ser de bom tom a divergência às orientações da executiva estadual” disse Tayla Peres

“Vejo nele uma pessoa que preenche os requisitos para bem representar Roraima no Senado Federal. Roraima precisa de renovação e pessoas capacitadas tecnicamente e tenham o entrosamento político que Hiran já tem”, disse Nilton do Sindpol.

Apoio a Telmário

Telmário Mota conta com o apoio dos deputados Renato Silva (Pros), Jeferson Alves (União) e Marcelo Cabral (Cidadania) que confirmaram que vão trabalhar em sua reeleição.

Marcelo inclusive não subiu no palanque durante o lançamento da pré-candidatura de Antonio Denarium por conta da questão do apoio ao Senado.

“Meu apoio ao governo é para Denarium, mas não subo no palanque de outro candidato que não seja o Telmário. Sigo com ele nessa caminhada” explicou o deputado Marcelo.

“Meu candidato ao senado é Telmário Mota, pela humildade e pelo trabalho brilhante que fez em Brasília pelo estado de Roraima. Ele é a cara do povo de Roraima e tem uma representatividade muito boa e olha pelas classes menos assistidas” explicou Renato Silva

Apoio a Jucá

Os deputados Dhiego Coelho (Solidariedade); Neto Loureiro (PMB) e Yonny Pedroso (PL) já confirmaram apoio a pré-candidatura do ex-senador Romero Jucá.

Indefinidos

Fora desse grupo de parlamentares, a conversa é um pouco diferente:  Na lista dos que não definiram apoio estão Catarina Guerra (União), Jorge Everton (União), Lenir (Cidadania), Evangelista Siqueira (PT), Betânia Almeida (PV), Renan (Solidariedade), Eder Lourinho (PSD), Odilon (Podemos) e George Melo (Podemos).

“Eu vou sentar com o José Haroldo para ver se o PSD vai liberar os pré-candidatos para escolher o senador ou se o partido vai definir o senador para acompanharmos a decisão” explicou Eder Lourinho.

“Ainda não defini! Estava definindo a minha filiação e agora que irei avaliar os possíveis nomes ao Cargo” disse Catarina Guerra.

“Ainda não defini apoio ao Senado, pois estou discutindo internamente no partido e na federação para tomarmos uma decisão coletiva” informou Evangelista Siqueira.

Já a deputada Betânia Almeida informou que não está apoiando ninguém ao Senado Federal. A parlamentar explicou que pretende trabalhar de forma independente, a exemplo de como fez nas eleições em 2018.

Veja como estão os apoios na ALE-RR

APOIAM TELMÁRIO

APOIAM HIRAN

APOIAM JUCÁ

INDEFINIDOS

Jeferson Alves (União)

Angela Águida (PP)

Dhiego Coelho (SD)

Catarina Guerra (União)

Marcelo Cabral (CD)

Aurelina Medeiros (PP)

N. Loureiro (PMB)

Jorge Everton (União)

Renato Silva (Pros)

Chico Mozart (PP)

Yonny Pedroso (PL)

Lenir (Cidadania)

Jânio Xingu (PP)

Evangelista Siqueira (PT)

Nilton Sindpol (PP)

Betânia Almeida (PV)

Sd Sampaio (Republicanos)

Renan (Solidariedade)

Tayla Peres (Republicanos)

Eder Lourinho (PSD)

Gabriel Picanço (Republicanos)

Coronel Chagas (PRTB)

Odilon (Podemos);

George Melo (Podemos)