Eleições em Roraima provoca saia-justa entre Bolsonaro e Costa Neto

Dirigente do PL havia assegurado o apoio do Palácio do Planalto a Teresa Surita (MDB), mas presidente gravou vídeo para o governador Antonio Denarium (PP), que busca a reeleição

A eleição para o governo de Roraima se tornou uma saia-justa entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente de seu partido, o PL, Valdemar Costa Neto, segundo publicação do jornal O Globo.

Em agosto, na convenção que oficializou a candidatura de Teresa Surita (MDB), o dirigente da sigla assegurou o apoio do Palácio do Planalto à ex-prefeita de Boa Vista, que tem como vice Édio Lopes, do PL. 

O governador Antonio Denarium (PP), que disputa a reeleição, exibiu em sua propaganda na TV um vídeo de Bolsonaro em apoio à sua candidatura.

Com 66% da preferência do eleitorado de Roraima, segundo pesquisa Ipec divulgada no fim de agosto, Bolsonaro é um ativo disputado na eleição local. 

Enquanto em estados vizinhos, como o Amazonas, candidatos disputam a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líder nas pesquisas de intenção de voto à Presidência, em Roraima os concorrentes fogem dele.

Aliado fiel

Denarium, um ex-gerente de banco sem experiência anterior na política, foi eleito em 2018 na esteira do bolsonarismo e é um dos poucos governadores a se manterem aliados ao presidente durante o mandato. 

No vídeo exibido por Denarium no horário eleitoral, Bolsonaro exalta a relação com o atual governador e pede voto:

— Amigos de Roraima, vocês sabem do carinho e consideração que tenho com vocês. Roraima é o estado mais rico do Brasil. Em 2018, apoiei o nosso Denarium para governador do estado e tivemos um excelente relacionamento durante esses quatro anos. Agora eu peço que repita o seu voto com Denarium para governador e Hiran Gonçalves, deputado federal, para o Senado Federal. Juntos cada vez mais por Roraima.

A expectativa da campanha do governador é que a declaração do presidente o ajude a vencer no primeiro turno. 

Pesquisa Ipec do final de agosto mostra Denarium com 45% das intenções de voto, ante 38% de Teresa Surita. A margem de erro é de três pontos.

Ao Globo, o governador afirmou que a iniciativa de gravar um vídeo em apoio a sua campanha partiu do próprio presidente.

— O presidente Bolsonaro ficou incomodado com outros candidatos dizendo que tinham o apoio dele. Era mais uma mentira dos nossos adversários do MDB aqui. O primeiro objetivo (do vídeo) é tirar a dúvida da cabeça das pessoas— afirmou Denarium.

Oposição

Procurado pelo Globo, Valdemar não respondeu. Já Surita afirmou que as realizações de sua gestão à frente da prefeitura da capital são o maior exemplo de sua parceria com Bolsonaro. 

Ela faz parte do grupo político do ex-senador e candidato novamente ao cargo Romero Jucá (MDB), com quem foi casada. Ex-ministro de Lula e ex-líder do governo do petista no Senado, Jucá tem evitado o ex-presidente.

— Não existe apoio maior do que as obras que realizei em parceira com o presidente Bolsonaro, como o Parque do Rio Branco, a maior obra social e turística do estado de Roraima, a ampliação do Hospital da Criança Santo Antônio, construção de escolas, unidades de saúde, um centro comercial e praças. Esse é o apoio que interessa à população de Roraima, que hoje enfrenta os piores índices de pobreza, 46,16%, no atual governo estadual— disse Surita.

Senado

Na disputa pelo Senado, o cenário se repete. Bolsonaro apoia o deputado federal Hiran Gonçalves (PP), um dos aliados mais próximos do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Mas Valdemar já subiu no palanque de Jucá, que, após três mandatos consecutivos, não se reelegeu em 2018 por uma diferença de 434 votos. No Ipec, Hiran e Jucá aparecem empatados com 26%.

Fonte: O Globo