Em clima de convenção Progressistas lança candidaturas de Denarium e Hiran

O ato, no Centro de Tradições Gaúchas, cimenta a indicação do governador Denarium e de seu vice Edilson Damião (Republicanos) como candidatos na chapa

Em clima de convenção partidária, o partido Progressistas lançou na noite desta quarta-feira (11), as pré-candidaturas de Antonio Denarium ao governo e Hiran Gonçalves ao Senado nas eleições 2022.

O evento realizado na área externa do Centro de Tradições Gaúchas, lotou o clube de lideranças e militantes de todo o estado, além de políticos do Progressistas e de outros partidos que deverão apoiá-lo na eleição. Uma estimativa preliminar da Polícia Militar é que mais de 11 mil pessoas estavam no evento.

Em uma contagem inicial feita pela Folha, estavam presentes ao evento mais de 16 deputados estaduais, oito prefeitos de Roraima além do deputado federal Nicoletti (união Brasil) , além de vereadores da capital e do interior.

Discursos

Em um discurso de 25 minutos, Denarium falou de sua trajetória como governador e elogiou a parceria de Bolsonaro, garantindo que o presidente está junto com ele na campanha O governador também destacou a pré-candidatura de Hiran Gonçalves, presidente do partido ao Senado. “Ele estará ao meu lado, é atuante e vai ser senador da República. Parabenizo Hiran pela coragem, determinação e coragem de vencer” 

Denarium também fez criticas indiretas aos adversários políticos em seu discurso. “Vocês estão com saudades daquele passado que não foi bom para ninguém? Eles não fizeram em 30 anos nós estamos fazendo em três anos. O futuro é Antonio Denarium” 

O deputado federal Hiran Gonçalves afirmou que trabalhou 40 anos em prol do povo. “Eu coloquei meu nome como pré-candidato nessa chapa progressistas e vamos levar nossa história de médico, que cuidou das pessoas com seriedade e dedicação para concorrer a uma vaga ao Senado”

Hiran em seu discurso, também destacou as qualidades do pré-candidato a vice de Denarium, o engenheiro Edilson Damião (Republicanos). 

“Um homem integro, honesto e trabalhador que vai acompanhar este homem chamado Denarium que redimiu nosso estado da crise e colocou ele nos trilhos, além de ser responsável pelas maiores obras de infraestrutura nesses 40 anos que estou aqui”

Lideranças políticas

O evento teve grande participação política, mas foi notada a ausência de alguns nomes importantes como o dos senadores Mecias de Jesus (Republicanos) e Chico Rodrigues (Dem) e dos deputados federais Otaci (SD), Haroldo Cathedral (PSD), Jhonatan de Jesus (Republicanos) e Shéridan (PSDB). Mecias enviou um vídeo  ao lado de Jhonatan declarando apoio a Denarium e Hiran.

O presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio, que está ao lado do governador desde o início do governo, afirmou que a presença maciça de apoiadores é um recado claro “de apoio integral ao grupo” e disse que em 30 dias as pesquisas vão mostrar que eles vão estar na frente na campanha. Também declarou apoio as duas pré-candidaturas majoritárias do partido.

O presidente do União Brasil, Nicoletti, o único deputado federal presente além de Hiran, e que em anos anteriores chegou a pedir o Impeachment de Denarium, também declarou apoio a pré-candidatura do governador e do colega deputado federal Hiran Gonçalves.

“Temos que largar aquele ditado de ele rouba mais faz. Ninguém que rouba faz nada. Hiran é o próximo senador da republica de Roraima. Em relação ao governador eu fui muito duro e cobrei Denarium pois precisava cobrar, mas hoje ele mostrou os resultados na saúde, na polícia militar e não vamos retroceder, não temos como entregar a máquina pública para quem domina Boa Vista há mais de 20 anos. Antonio Denarium você colocou as contas públicas em dia e hoje estamos com você”.

O prefeito Joner Chagas, presidente da Associação dos Municípios, disse que a maioria dos prefeitos apoia a reeleição.

“Nós estamos com Denarium e temos a maioria dos vereadores dos municípios na base e temos principalmente o povo. Hiran também terá nosso apoio, pois está preparado. Nosso pai celestial apoia as pessoas de bem e seremos vitoriosos”

Deputados Estaduais 

Do partido Progressistas estavam presentes os deputados estaduais Angela Águida (PP); Aurelina Medeiros (PP); Chico Mozart (PP); Jânio Xingu (PP) e Nilton Sindpol (PP)

Além dos parlamentares integrantes do partido também estavam presentes como apoiadores o presidente da Assembleia Legislativa Soldado Sampaio (Republicanos), além dos deputados Jeferson Alves (União); Catarina Guerra (União); Coronel Chagas (PRTB); Eder Lourinho (PSD); Gabriel Picanço (Republicanos); Odilon (Podemos); George Melo (Podemos) e Tayla Peres (Republicanos)

Dos deputados da base aliada, não foram ao evento de lançamento os deputados Evangelista Siqueira (PT); Jorge Everton (União); Renan (Solidariedade); Renato Silva (Pros); Betânia Almeida (PV).

Os deputados Dhiego Coelho (Solidariedade); Neto Loureiro (PMB) e Yonny Pedroso (PL) já confirmaram apoio a pré-candidatura da ex-prefeita Teresa Surita

Fora do palanque

Os deputados Marcelo Cabral (Cidadania) e Lenir Rodrigues (Cidadania) estavam presentes ao evento mas ficaram foram do palanque. Em entrevista a Folha, Marcelo explicou que preferiu não subir ao palco pelo fato do seu candidato ao senado ser outro.

“Apoio Denarium mas ao Senado eu acompanho o senador Telmário Mota. Então preferi não estar no palanque do Progressistas” explicou. Ele estava ao lado da prefeita Núbia do Amajari e de seu irmão Rodrigo Cabral.

Prefeitos

Participaram do evento os prefeitos da Base aliada: Alto Alegre – Pedro Henrique Machado; Amajari – Nubia Lima (MDB); Bonfim – Joner Chagas (Republicanos); Cantá – André Castro (PP); Caracaraí – Diane (Solidariedade); Iracema – Jairo Ribeiro (Republicanos), Pacaraima –Juliano Torquato (Republicanos); Rorainópolis – Leandro Pereira (Solidariedade)

Dos prefeitos apoiadores ao grupo políticos estavam ausentes: Caroebe – Osmar Filho (Republicanos); Normandia – Dr Raposo (PSD); São João da Baliza – Luiza Maura (Solidariedade) e Uiramutã – Tuxaua Benisio (REDE).

Os prefeitos de Mucajaí – Dona Nega (PL), São Luiz – James Batista (Solidariedade) e Boa Vista- Arthur Henrique (MDB) estão apoiando a pré-candidata Teresa Surita(MDB)