Ilderson, candidato ao Senado, defende garimpo legal: ‘RR seria uma Dubai’

Autor de projeto que proibiu banheiros unissex, vereador defende ainda a fixação de mandatos para magistrados no Poder Judiciário, a energia elétrica entre as prioridades e o fim da "corrente da BR-174"

O vereador candidato ao Senado pelo PTB, Ilderson Pereira, defendeu nesse domingo (7), durante o Agenda da Semana, da Folha FM, a legalização “correta” do garimpo em terras indígenas sem prejudicar a fauna e flora, e, por outro lado, garantir dignidade aos garimpeiros.

“Roraima seria uma Dubai. Hoje vemos ouro e tudo saindo de forma ilegal, mas pena que para fora do País”, declarou Pereira, que também disse ser contra o Marco Temporal, a ação discutida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que estabelece que só poderão solicitar demarcações os povos indígenas que comprovarem que habitavam a área requerida no dia da promulgação da Constituição Federal.

Questionado sobre eventual governo Lula, contrário a pautas como o garimpo em terras indígenas, o candidato disse que mostraria a ele a realidade e o lado bom do que realizar em Roraima.

Fim da vitaliciedade de magistrados no Judiciário

O candidato disse ser favorável ao fim da vitaliciedade de magistrados no Poder Judiciário para que tenham mandatos com tempo fixo, e do impeachment de ministros do STF. “Nem todos têm sido guardiões [da Constituição], eles têm entrado no nosso âmbito de legislar e tão chegando ao ponto de até fazer o papel do Executivo […]. Quem fugir das quatro linhas, não deve nos estar nos desrespeitando”, declarou.

Energia elétrica e fim da ‘corrente da BR-174’

Ilderson Pereira prometeu, caso eleito, lutar pelo destravamento da questão energética do Estado – isolado do Sistema Interligado Nacional (SIN) – no que se trata da construção do Linhão de Tucuruí, que passa pela Terra Indígena Waimiri-Atroari.

Ele afirmou que a questão energética será uma de suas prioridades no Senado e que Roraima tem potencial para ser um dos maiores fornecedores de energia solar para o Brasil.

O candidato defendeu “arrancar a corrente” da BR-174, situada dentro da Terra Waimiri-Atroari, na divisa dos Estados de Roraima e Amazonas.

Autor de projeto que proíbe banheiros unissex

Conservador, Ilderson Pereira é autor do projeto que proíbe banheiros unissex em Boa Vista. O candidato negou ser homofóbico, explicando que seus melhores amigos são homossexuais. Por outro lado, disse ser contra o ativismo LGBTQIA+.

O vereador elegeu, entre as maiores realizações do mandato, a aprovação de projetos que prometem implantar, em Boa Vista, três UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento) e o Centro de Reabilitação de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, para tratar de pessoas com sequelas da Covid-19.

Outros assuntos

Ilderson Pereira ainda criticou políticos tradicionais sem citar nomes, defendeu melhorias na saúde pública, destravamentos na área da Agricultura e que, em eventual mandato, vai destinar recursos para fomentar o esporte no Estado.

Quem é Ilderson Pereira

Natural de Itapemirim (ES), Ilderson Pereira é enfermeiro, médico ortopedista e contador por formação. Na Câmara Municipal de Boa Vista, o vereador preside a Comissão de Educação da Câmara. Ele também preside o PTB em Roraima.

Para concorrer ao Senado, o candidato terá como suplentes o ex-prefeito de Boa Vista, Júlio Martins (primeiro), o qual se candidatou ao Senado em 2018, e o técnico em Enfermagem, Halisson Mendonça do Nascimento.

O partido do vereador é coligado ao Progressistas para apoiar apenas a reeleição do governador Antonio Denarium. Nacionalmente, o PTB, embora alinhado ao presidente Jair Bolsonaro (PL), aposta na candidatura de Roberto Jefferson à presidência nas eleições deste ano.

Veja o Agenda da Semana completo

Publicidade