Maioria dos candidatos em Roraima é empresário ou servidor público

Até o início da tarde desta quinta-feira, o TSE tinha registrado mais de 596 candidaturas em Roraima.

A maioria dos candidatos nestas eleições em Roraima é empresário ou servidor público estadual. Um levantamento feito pela Folha, com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostra que esses dois grupos aumentaram a participação este ano.

No geral, esta será a eleição também com menos professores e estudantes e mais policiais e jornalistas. Até o início da tarde desta quinta-feira, o TSE tinha registrado mais de 596 candidaturas em Roraima.

Crescimento

Pelos dados, o total de candidatos que se declararam empresários cresceu 6% este ano, enquanto os servidores públicos estaduais, 30%. Juntos, essas duas ocupações representam 36% entre todas as aquelas declaradas pelos candidatos.

Isoladamente, uma das categorias profissionais com maior variação percentual entre as duas eleições foi a de médico (100%) mas as candidaturas de policiais (28%).jornalistas também cresceram (15%), enquanto advogados (4,2%), reduziram o número de candidatos juntamente com os professores que também reduziram de 5,42% para 4,63% .

Estudantes e bolsistas também apresentam menos candidaturas. Passaram de 3,3% na eleição de 2018 para 1,1% nessa eleição.