Novela do PROS: Lewandowski devolve comando a Ala Pro-Lula - Folha de Boa Vista
ELEIÇÕES 2022
Novela do PROS: Lewandowski devolve comando a Ala Pro-Lula
Por Cyneida Correia
Em 05/08/2022 às 15:40
Ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que Eurípedes Júnior volte ao cargo de presidente do Pros. Júnior é da ala que fechou acordo para apoiar a chapa Lula-Alckmin já no primeiro turno nas eleições de outubro.

Pela legislação eleitoral, esta sexta (5) é o último dia de prazo para que os partidos façam convenções e indiquem seus candidatos.

No domingo (31), já houve uma convenção nacional do Pros, sob comando de Marcus Holanda. O partido indicou Pablo Marçal como candidato à Presidência. Desde a fundação do partido, em 2010, o Pros nunca lançou candidato próprio ao Planalto. A sigla sempre esteve ao lado do PT nas campanhas presidenciais.

O Pros deve realizar nova convenção ainda nesta sexta.

Em Roraima disputa também está acirrada

Em Roraima, as mudanças na direção nacional do partido também estão provocando reviravoltas e disputas e tendo grande repercussão no diretório estadual do partido.

Após o retorno de Eurípedes ao comando do partido a comissão provisória, que tinha como presidente o deputado estadual Renato Silva e como vice-presidente o ex-secretário Igo Brasil foi destituída e em seu lugar assumiu Thieres Pinto, suplente de senador Telmário Mota.

Ele afirmou que mudaria o acordo feito entre o partido e o PSC que hoje tem duas suplências ao senado. Também informou que modificaria a nominata para deputado estadual do partido. O Pros já pediu registro de candidaturas no TRE desde o final da convenção mas o tribunal ainda está analisando.

Após a saída de Eurípedes, a justiça aceitou hoje o retorno ao comando da comissão estadual em Roraima que voltou a ter como presidente estadual o deputado Renato Silva. A modificação já foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE)

“Tudo acontece com um propósito, e no final o bem sempre prevalece o mal, trabalhamos muito para formar uma chapa com excelentes nomes para representar o Estado de Roraima no âmbito Estadual e Federal. Todos os candidatos do PROS já estão registrados no TRE com devidos CNPJ emitidos prontos para disputar as eleições 2022 com muita garra e honestidade. Essa turbulência serviu para a gente balançar a árvore para as frutas podres caírem.”

Com a volta ao comando, Renato Silva restabeleceu o apoio à candidatura de Telmário Mota para o Senado e Antonio Denarium para o governo, além da candidatura de Marçal para a presidência. 

Com a nova mudança Thieres Pinto deve retornar ao comando do partido em Roraima.

Confira as etapas da briga jurídica

Em março, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal afastou Eurípedes Júnior da presidência do Pros em razão de suposto desvio de recursos. O partido passou a ser comandado por Holanda.

Em agosto, horas após a convenção, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Jorge Mussi devolveu a presidência da sigla a Eurípedes Júnior até que o Tribunal de Justiça do DF termine de julgar o processo que envolve a gestão dele no Pros.

No dia seguinte, a Justiça devolveu o cargo de presidente do Pros a Marcus Holanda. O ministro Antônio Carlos Ferreira, do STJ, considerou que não era de competência do tribunal analisar o pedido de Eurípedes Júnior, pois ainda há recursos a serem analisados em 2ª instância na Justiça do Distrito Federal.

Eurípedes, então, entrou na Justiça novamente e obteve decisão favorável nesta sexta-feira de Ricardo Lewandowski.

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
5
4
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!