Partidos ainda não registraram candidaturas ao governo no TRE

Apesar da falta de registro, as convenções partidárias oficializaram, até a tarde desta terça-feira (2), cinco candidaturas ao Governo de Roraima. 

Faltando oito dias úteis para o encerramento do prazo, nenhum partido político registrou as candidaturas para a eleição ao governo de Roraima. Até as 18h30m desta terça-feira (2), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não tinha recebido nenhum pedido de registro de candidatura ao governo, feito por partido político.

A legislação eleitoral determina que os partidos oficializem o registro das candidaturas até as 18h do dia 15 de agosto. 

Apesar da falta de registro, as convenções partidárias oficializaram, até a tarde desta terça-feira (2), cinco candidaturas ao Governo de Roraima. 

Os candidatos Antonio Denarium (PP), Teresa Surita (MDB), Rudson Leite (PV), Fábio Almeida (Psol) e Escurinho (PDT) já tiveram as candidaturas homologadas nas convenções partidárias que se encerram na próxima sexta-feira (5).

Pelo cenário desenhado, a disputa pelo Governo de Roraima parece definida. Resta apenas as convenções da federação CIDADANIA/PSDB, do DC    e do SOLIDARIEDADE    que não devem lançar candidatos nem ao governo do estado e nem ao senado.

Confira os nomes:

Antonio Denarium (PP)

Atual governador de Roraima, Antonio Denarium (PP) é pré-candidato à reeleição. Bolsonarista, ele se elegeu em 2018 para seu primeiro cargo público com o apoio explícito de Jair Bolsonaro (PL). Antes atuava como empresário do agronegócio.

Teresa Surita (MDB)

Pela segunda vez, Teresa Surita (MDB) concorrerá ao governo estadual. Em 1998, disputou o governo de Roraima contra o então governador Neudo Campos, candidato à reeleição, sendo derrotada no 2º turno.
Em 2018 chegou a confirmar sua pré-candidatura o governo nas redes sociais, mas desistiu logo depois. Ela já foi eleita cinco vezes como prefeita de Boa Vista e exerceu o mandato duas vezes como deputada federal. 

Rudson Leite (PV)

Com 21 anos de militância partidária, Rudson Leite (PV) é pré-candidato ao governo de Roraima pela federação [PT, PC do B] que o partido participa.  Ele explicou que até o momento o partido não tem candidatura ao Senado e os candidatos terão liberdade para apoiar candidatos de outros partidos. 

Fábio Almeida (Psol)

No início do mês de maio, Fábio Almeida (Psol) confirmou sua pré-candidatura ao governo de Roraima, pelo Partido Socialismo e Liberdade – PSOL. Fábio Almeida é historiador e oriundo dos movimentos sociais. Ele já foi candidato ao governo nas eleições de 2018 e candidato a prefeito de Boa Vista em 2020.

Escurinho (PDT)

O ex-vereador de Caroebe, Juraci Francisco dos Santos, o escurinho, é o quinto pré-candidato ao Governo de Roraima e sai candidato pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista). Juraci é empresário do ramo de terraplenagem. Na vida pública, o paranaense foi professor e presidiu a Câmara Municipal de Caroebe. Juraci vive em Roraima há mais de 30 anos.

Os nomes dos postulantes podem ser registrados na Justiça Eleitoral até 15 de agosto. O primeiro turno das eleições de 2022 será realizado em 2 de outubro e, caso seja necessário, o segundo turno deve ocorrer em 30 de outubro.