REDE lança pré-candidaturas em ato na Terra Indígena São Marcos

Joenia Wapichana será candidata à reeleição

Foi lançada na sexta-feira, 24, a pré-candidatura da deputada federal Joenia Wapichana à reeleição, assim como dos pré-candidatos estaduais e federais da Rede Sustentabilidade/RR. O ato foi realizado no Centro Makunaima, região do Alto São Marcos, na Terra Indígena São Marcos, município de Pacaraima.

Joenia Wapichana, eleita em 2018, única indígena no Brasil e única do partido Rede Sustentabilidade, concorrerá às eleições em 2022. Em março desse ano, a sua reeleição foi indicada e aprovada na Assembleia Geral dos Povos Indígenas e confirmada a sua pré-candidatura, na sexta-feira, 24.  

Durante o ato, a deputada relembrou a eleição de 2018 e disse que foi o momento em que os povos indígenas romperam com a barreira e mostraram que é possível eleger indígenas no estado de Roraima. “A gente rompeu e mostrou que é possível eleger representantes indígenas. Hoje nós temos voz, representatividade, somos autoridades. Temos condição de fazer leis, propor, fiscalizar, investigar e temos condições de indicar emendas para nossas comunidades”, ressaltou, ao mencionar recursos destinados para a educação indígena no valor de R$ 44 milhões, além de outras ações destinadas às comunidades.

A deputada reafirmou o compromisso de continuar sendo voz dos povos indígenas e de toda população de Roraima e do Brasil, no Congresso Nacional. Com ações concretas realizadas aos longos dos quase quatro anos de mandato, Joenia ressaltou que um mandato é construído, coletivamente e não individual. “Um mandato não se cria, individualmente. Um mandato se constrói, coletivamente”, afirmou.

Joenia recebeu homenagens e reconhecimento das lideranças indígenas, como Jacir José de Souza, Clovis Ambrósio, Galdino Manduca e de demais regiões presente no lançamento. Da mesma, representantes de organizações indígenas também prestaram suas considerações à deputada Joenia, reafirmando o compromisso e apoio à sua pré-candidatura.  

Pré-candidaturas da Rede – Também foram lançadas as pré-candidaturas estaduais e federais da Rede Sustentabilidade, que vem com uma nominata, até o momento, de oito pré-candidatos a deputados estaduais e cinco federais, incluindo Joenia. No ato, estiveram presentes, os pré-candidatos estaduais, Aldenir Cadete, Alichard de Lima e Geisel Bento Julião, e a pré-candidata a federal, Antonia Costa.

Também fazem parte das nominata para estadual, Edite Andrade, Mayara Cardoso, Pedro Servulo, Elienes Fernandes, Hudson Ozarias, Professora Fátima e a federal, Henrique Matos, Círio Ricardo e Yano Rodrigues. Em breve, haverá lançamento da Federação Psol/ Rede, para oficialização de todas as pré-candidaturas.  

O lançamento teve a presença dos parlamentares indígenas da Rede Sustentabilidade, como o prefeito de Uiramutã, Tuxaua Benísio, o vice-prefeito de Bonfim, Mario Nicacio, a vice-prefeita de Normandia, Veralice de Oliveira e o vereador pelo município de Uiramutã, Professor Gedeão. Os parlamentares também ressaltaram a importância do mandato coletivo, da representatividade indígena no Congresso Nacional e a necessidade da sua continuidade em 2023.  

Também marcou presença, a porta-voz da Executiva Estadual da Rede, Mayra Wapichana  e os porta-vozes dos Elos Municipais, Aníbal Dimas (Normandia), Charlene Cruz (Bonfim), Alcineia Pinho( Cantá), Leonardo Pereira (Uiramutã ) e André Mota (Pacaraima).

Dirigentes e pré-candidatos do Partido Socialista e Liberdade (Psol), o pré-candidato a deputado estadual Alzemiro Tavares, o pré-candidato a deputado estadual Luiz Oca, o pré-candidato ao Senado, Bartô Macuxi e o pré-candidato ao governo, Fábio Almeida, também estiveram no ato, reafirmando compromisso pela continuidade do mandato coletivo. Recentemente, Psol e Rede oficializaram a Federação para os próximos quatro anos.

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Titonho Bezerra e Airton Lima, membro do PT, também estiveram no ato reafirmando o compromisso e apoio à reeleição da deputada, anunciado, inclusive, pelo pré-candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em encontro com a deputada, no mês de abril, em Brasília.

Joenia recebeu homenagens e apoio de parlamentares, como Camilo Capiberibe (PSB-AP), Erika Kokay (PT-DF), Talíria Petrone (Psol-RJ), Alessandro Molon (PSB-RJ) e outros, além do senador Randolfe Rodrigues ( Rede-AP) e demais apoiadores, como Marcos Palmeiras e lideranças indígenas de várias regiões do Brasil.