RR tem 'Supersemana' com convenções que definem candidaturas

Estado tem convenções de 18 partidos marcadas para esta semana, com ao menos cinco deles com prováveis candidatos a governador

A política de Roraima terá uma semana agitada com as convenções partidárias. Nada menos que 18 partidos, cinco dos quais com possíveis candidaturas ao governo se reúnem para decidir os rumos para as eleições 2022. Os encontros ocorrem até o próximo domingo (31), em diferentes pontos da capital Boa Vista.

Grande Convenção

As primeiras convenções previstas são as do Republicanos e do Progressistas que acontecem amanhã, terça-feira, 26, no parque Anauá, reunindo mais de 11 integrantes de partidos aliados e que devem apoiar a candidatura à reeleição do governador Antonio Denarium e ao senado do deputado Hiran. 

Estão previstos segundo o presidente do Progressistas Hiran Gonçalves, mais de 30 mil pessoas no local. 

“Temos 11 partidos que estão conosco nessa eleição e vamos receber mais de 30 mil pessoas no Parque Anauá, além de filiados do PRTB, PSD, Cidadania/PSDB Podemos, União Brasil, AVANTE, PTC, Solidariedade. Será uma grande festa da democracia” disse Hiran.

Outros candidatos

No mesmo dia 26, terça-feira, também ocorrem as convenções do Rede e Psol às 18h no Espaço Paricá no Cauamé, onde deve ser homologada a candidatura ao senado do artista plástico Bartô e de Fábio Almeida ao governo de Roraima. 

Neste dia também ocorre a convenção do PRTB na Câmara de Boa Vista a partir das 13h.

No dia 29 de julho, sexta-feira, será a vez da Federação PT/PV/PCdB que deve referendar o nome de Rudson Leite como candidato ao governo de Roraima e do professor Jonildo Viana ao Senado. A convenção acontece no Estação Eventos a partir de 19h. 

Também no dia 29 acontece a convenção do MPB (Partido da Mulher Brasileira) no Espaço Lirios no Caimbé a partir de 19h.

Fim de Semana Agitado

No dia 30, sábado, a expectativa também é de uma grande convenção que deve reunir MDB/ PL/PSB, onde será lançada a candidatura de Teresa Surita ao Governo e de Romero Jucá ao senado. A convenção acontece no Studio 55 no São Vicente, a partir de 17h.

Ainda no dia 30 a federação Cidadania/PSDB faz a convenção na Câmara Municipal e o PDT encerra o sábado de convenções com um grande evento no Clube da Mangueira no Silvio Leite. O partido deve oficializar a candidatura ao senado de Iran de Oliveira Marinho (Maranhão do Povão) e do governo de Juraci Francisco dos Santos, o escurinho.

Dia 31 domingo, será a vez do Patriotas com a convenção às 14h no Hotel Aipana Plaza. Também no dia 31 será a vez do PTB, que deve confirmar a candidatura de Dr. Ilderson Pereira ao Senado. A convenção do partido aconteceu na rua Arineu Ferreira,1689, no Caranã a partir das 17h.

Os partidos AVANTE, PTC, Solidariedade, PSTU, PCB e DC ainda não confirmaram a data das convenções.

Apesar de a maioria das convenções ocorrerem nesses primeiros dias, o prazo da legislação eleitoral para essas reuniões vai até 5 de agosto. A partir daí, há um prazo de mais 10 dias para os partidos registrarem as candidaturas na Justiça Eleitoral. A campanha eleitoral começa para valer ao fim deste prazo, a partir de 16 de agosto.