Somente 37% dos deputados federais de Roraima tentam reeleição

A expectativa é que em 2023, Roraima tenho até seis novos ocupantes na bancada da Câmara Federal, em Brasília. 

Somente três dos oito deputados federais de Roraima que estão em exercício do mandato vão tentar se manter nas vagas que ocupam na bancada roraimense da Câmara Federal. São Eles Jhonatan de Jesus(Republicanos); Nicoletti (União Brasil) e Joenia Wapichana (REDE)

O número equivale a 37% do total, superando o recorde anterior, de 2018, quando 50% conseguiu se reeleger

O primeiro turno das eleições em 2022 ocorre no próximo domingo (2) em todo país. As informações foram consultadas no Divulgacand, plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em que são apresentados os registros dos postulantes a cargos políticos.

A expectativa é que em 2023, Roraima tenho até seis novos ocupantes na bancada da Câmara Federal, em Brasília. 

Dos cinco políticos que não tentam se reeleger, dois estão no pleito concorrendo a outros cargos. É o caso de Hiran Gonçalves (PP), que desistiu de ser deputado para tentar uma vaga como Senador por Roraima e Édio Lopes (PL) que concorre como vice-governador da candidata Teresa Surita (MDB);

Outros dois deputados federais, Shéridan (PSDB) e Haroldo Cathedral (PSD) desistiram das candidaturas para apoiar familiares. Sheridan está apoiando a candidatura do marido e Haroldo apoia o filho na corrida à uma vaga na Câmara Federal.

O deputado federal Ottaci (Solidariedade) se candidatou, mas teve o registro negado pelo TRE. Ele retirou a candidatura e está fazendo campanha para candidatos aliados.