Uso do nome social quase quadriplica entre eleitores de RR em 4 anos

Crescimento regional fica acima do registrado em todo país e mais de sete municípios registram aumento nesse indicador

O número de pessoas que adotaram o nome social no título de eleitor cresceu 410% em Roraima entre 2018 e 2022. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 97 eleitores transexuais estão aptos a votar com o nome social neste ano, enquanto a eleição presidencial há quatro anos contabilizou 19.

O aumento de 4 vezes nas 15 cidades é proporcionalmente maior que o crescimento em todo o país. No Brasil, o número subiu quatro vezes, já que passou de 7,9 mil em 2018 para 37,6 mil neste ano, um aumento de 375%.

Só na capital Boa Vista, cidade com maior eleitorado, o aumento foi de 350% em quatro anos. São 81 eleitores com nome social no título neste ano contra 18 em 2018. A faixa etária de 25 a 35 domina os pedidos.

O direito de pessoas transexuais e travestis usarem o nome social no título de eleitor foi conquistado em 2018, quando o TSE publicou uma portaria sobre o assunto.

A inclusão do nome social é feita por meio de um requerimento no site do Tribunal. O eleitor deve enviar cópia dos documentos necessários para a zona eleitoral.

“A apresentação de documento anterior em que conste o nome social é opcional, pois, para a Justiça Eleitoral, a autodeclaração do eleitor é suficiente”, explicou o TSE.

Boa Vista, Cantá e Rorainópolis tem crescimento

Entre as 15 cidades da região, Boa Vista teve o maior crescimento proporcional, com 350% em quatro anos. 

Já os municípios de Cantá, Rorainópolis, Alto Alegre, Caroebe, São João Da Baliza, Mucajaí e Iracema evoluíram no indicador, sendo Cantá e Rorainópolis os principais com aumento de 300%.

O restante dos municípios não evoluíram no indicador e não possuem nenhum eleitor com nome social.