Economia & política

Avó ensina neta a ler e escrever no meio da rua

As duas vieram da cidade de San Félix, na Venezuela, em busca de uma vida melhor no Brasil

Para que a neta de seis anos não fique sem contato com os estudos, a venezuelana Yajaira Hernandez, de 50 anos, aproveita a sombra de uma árvore da avenida Getúlio Vargas para ensiná-la a ler e escrever.

A avó ainda não conseguiu matricular a criança na escola, por isso decidiu ela mesma de forma improvisada, dar acesso a neta a livros e cadernos disponíveis no abrigo para imigrantes São Vicente II, onde as duas estão morando. A mãe da criança atualmente mora em Manaus, onde busca trabalho para ajudar a família.

De acordo com Yajaira, a neta estudava no país de origem, e já conhece as letras do alfabeto. “Não quero que ela deixe de aprender, é muito importante estudar, mas como não consegui a vaga para este ano, eu mesma ensino o que já sei para que minha neta tenha oportunidades na vida”, explicou.

As duas vieram da cidade de San Félix, na Venezuela, em busca de uma vida melhor no Brasil. Yajaira tem outros quatro netos continuam no país vizinho.

PREFEITURA – A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) informa que o procedimento necessário para solicitação de matrículas para toda população que venha requerer vaga na rede municipal, seja brasileiro ou estrangeiro, é por meio do Call Center (0800 280 3536).

Desde 2014, os pedidos de matrículas são feitos exclusivamente por meio do Call Center, evitando que pais durmam na frente das escolas para garantir as vagas. Este sistema, criado na gestão da prefeita Teresa Surita, desburocratizou o acesso à educação municipal e facilitou a vida da população.

A Secretaria Municipal de Educação informa ainda que atende atualmente na rede municipal de ensino 4.866 alunos estrangeiros, sendo 4.811 venezuelanos.