Economia & política

Crianças venezuelanas continuam pedindo esmolas em semáforos

Reportagem da FolhaWeb registrou flagrante em semáforo localizado no bairro Pintolândia na manhã desta sexta-feira, dia 21

Mesmo diante das campanhas de combate a mendicância infantil, os flagrantes envolvendo crianças de nacionalidade venezuelanas pedindo esmolas em ruas e avenidas de Boa Vista continuam ocorrendo de forma indiscriminada.

Enquanto realizava uma reportagem pelo bairro Pintolândia, a equipe de reportagem da FolhaWeb flagrou quatro crianças, com idades entre 4 a 7 anos, pedindo dinheiro entre os veículos que passam pelo semáforo das avenidas S4 com Solón Rodrigues Pessoa.

Segundo alguns comerciantes da localidade, cenas como essa já se tornaram comuns. Na ocasião, a equipe verificou que as crianças estão acompanhadas da mãe, que ficou o tempo todo sentada no meio fio, enquanto elas faziam o trabalho de pedir dinheiro entre os carros e motos.

Crianças brincam despreocupadas em semáforo do Pintolândia (Foto: Aldenio Soares)

Por algumas vezes, foi possível ver uma das crianças brincando no meio do asfalto, aumentando a exposição dela para algum tipo de acidente.

Vale lembrar que somente nos últimos dois meses, a Divisão de proteção da Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizou mais de 160 visitas em semáforos e áreas comerciais da cidade. Grande parte das abordagens, segundo a entidade, são relacionadas a crianças venezuelanas, residentes em lares improvisados, vilas ou invasões em situação precária de moradia.