Economia & política

Desde 2017 foram aplicadas mais de 215 mil vacinas em venezuelanos

Esses e outros números foram divulgados em 2 de outubro pela Casa Civil da Presidência da República

Reconhecida mundialmente como referência no cuidado de refugiados, a Operação Acolhida, do Governo Federal, oferece assistência emergencial aos imigrantes venezuelanos que entram no Brasil pelo estado de Roraima.

No governo do presidente Jair Bolsonaro, a segunda fase da operação, chamada de interiorização, foi reforçada.

Nessa etapa, os imigrantes venezuelanos são deslocados, voluntariamente, de Roraima para outros estados para terem melhores oportunidades de moradia e emprego.

Desde o início dessa fase, em abril de 2018, já foram interiorizadas mais de 14 mil pessoas em mais de 250 cidades brasileiras.

Os cuidados com os imigrantes venezuelanos começam quando eles chegam ao Brasil e são recebidos em um dos abrigos organizados pelo Governo Federal.

Lá eles têm acesso a alimentação, documentos e atendimento de saúde.

Desde 2017, foram emitidas mais de 70 mil Carteiras de Trabalho e Previdência Social e 157 mil Cadastros de Pessoa Física para os venezuelanos, além de aplicadas mais de 215 mil vacinas.

Os números foram divulgados em 2 de outubro pela Casa Civil da Presidência da República, que coordena a operação, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), governos locais e entidades sociais.

*Com informações Governo do Brasil