Economia & política

Instituições firmam convênio para estágio voluntário

A Operação Acolhida firmou um Convênio de Cooperação Técnica, com instituições públicas e privadas de ensino superior

A Operação Acolhida firmou um Convênio de Cooperação Técnica, com várias instituições públicas e privadas, para prestação de Estágio Voluntário Curricular e Extra-curricular nos Postos de Interiorização e Triagem (Pi Trig), em Manaus e Boa Vista. 

O convênio reúne instituições de Roraima e Amazonas. A parceria assinada na quinta-feira, 14, tem a participação do Centro de Estudos Jurídicos de Roraima (Cejurr), da Universidade Estácio Amazonas, do Centro Universitário Estácio da Amazônia, da Defensoria Pública da União em Roraima, da Defensoria Pública do Estado de Roraima, do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima e da Comissão Nacional de Refugiados do Instituto Brasileiro de Direito da Família.

Através do Projeto Estágio Voluntário, acadêmicos de Direito, Administração, Arquitetura, Assistência Social, Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Engenharia, Fisioterapia, Letras, Nutrição, entre outras, poderão desenvolver as atividades curriculares (ensino, pesquisa e estágio) e extra-curriculares (extensão universitária, cursos, oficinas, atividades culturais e/ou didático-pedagógicas) nos Postos de Interiorização e Triagem (Pi Trig) da Operação Acolhida, em Boa Vista e Manaus.

Para a presidente do Cejurr e do Instituto Brasileiro dos Direitos da Família em Roraima (IBDFAM/RR), Denise de Abreu Calil, a parceria fortalece as ações de apoio aos refugiados e ajuda na preparação para uma nova vida no Brasil. “Além de conhecer direitos e deveres, as pessoas que muitas vezes chegam desassistidas e debilitadas terão o suporte em diversas áreas. Isso ajuda na Operação Acolhida, através do voluntariado, e contribui para o processo de formação desses futuros profissionais”, explica a presidente.

Homenagem ao General Pazuello 

Ainda durante a assinatura do convênio, o Cejurr (Centro de Estudos Jurídicos de Roraima) entregou uma Placa de Homenagem ao coordenador da Operação Acolhida, General Eduardo Pazuello. “Temos a satisfação de parabenizá-lo e agradecer pelo excelente trabalho na coordenação da Operação Acolhida. Receba a nossa admiração, o nosso carinho e o nosso reconhecimento por seu trabalho, sua coragem e sua determinação para servir o Brasil”, registra a placa entregue pela presidente do Cejurr.