Economia & política

Mais uma criança de abrigo testa positivo para o coronavírus

Além dos 66 militares contaminados, três crianças imigrantes venezuelanas assistidas pela Operação Acolhida testaram positivo para o coronavírus

O comandante da Operação Acolhida em Roraima, general Antonio Manoel de Barros, que testou positivo para o coronavírus, por meio de um vídeo divulgado em sua rede social, disse que a covid-19 chegou aos abrigos da Operação Acolhida em Roraima.

Segundo ele, além dos 66 militares contaminados, três crianças imigrantes venezuelanas assistidas pela Operação Acolhida testaram positivo para o coronavírus. “É um garoto indígena warao de 12 anos, de Pacaraima e uma criança do sexo feminino de seis meses em Boa Vista”, frisou general Barros.

“Agora tivemos uma terceira criança, um menino de um ano, também de um abrigo de Boa Vista, que testou positivo para o coronavírus. A criança está bem de saúde, com quadro estável e está isolada em local apropriado da Operação, com acompanhamento médico e sanitário”, informou general Barros à equipe de reportagem da Folha BV. Ele disse ainda que um senhor imigrante venezuelano, que não teve a idade revelada, apresentou sintomas parecidos à doença, mas, após exames testou negativo. 

As crianças se encontram no Hospital da Criança Santo Antonio (HCSA), onde recebem assistência médica, sanitária e logística da Operação Acolhida. As pessoas que tiveram contato com essas crianças estão sendo monitoradas e se encontram isoladas e em segurança nos abrigos da Operação Acolhida.

General Barros esclareceu que todos passam bem. “Entre os 66 militares três foram evacuados porque são pessoas que têm algum tipo de risco inerente a sua condição física e de uma maneira preventiva foi necessário tomar essa decisão de evacua-los. Os demais continuam aqui no isolamento, com as visitas médicas e o acompanhamento necessário”, contou.

Hospital de Campanha – O comandante da Operação Acolhida informou também que está encerrando a parte de infraestrutura da APC (Área de Proteção e Cuidados – Hospital de Campanha) em Boa Vista, e que a intenção é que comece nesta semana próxima a ser ocupado com pessoas suspeitas e infectadas de covid-19. “Logo após iremos começar a expansão para mais 419 leitos”, garantiu.

“Todas as pessoas que estão com suspeita da doença serão encaminhadas para exames e os casos confirmados terão a total segurança do tratamento”, ressaltou, dizendo que os casos suspeitos tanto em Pacaraima e em Boa Vista serão encaminhados para a Área de Proteção e Cuidados, quando será feita a coleta de material para exames e aguardarão os resultados no próprio local. “Se confirmado, receberão as medidas de proteção e cuidados na APC e os negativos seguirão o fluxo normal”, disse general Barros.