Economia & política

Primeiras turmas do curso de Português para venezuelanos se formam

Ao todo, 143 alunos participaram das aulas online aplicadas em parceria com o Senac/RR

A formatura das primeiras turmas de 143 venezuelanos matriculados no curso de Português para Migrantes e Refugiados, foi realizada nessa quarta e quinta-feira (30) e nesta quinta-feira (1º), em Boa Vista.

A ação faz parte do projeto “Acolhidos por meio do trabalho”, implementado pela Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI) Brasil, com aulas ministradas por professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/RR), durante dois meses.

O curso foi realizado de forma virtual aos imigrantes e refugiados venezuelanos abrigados em sete centros de acolhimento da capital gerenciados pela AVSI em parceria com a Operação Acolhida.

Coronel Brandão representou a Força Tarefa da Operação Acolhida no evento (foto: Divulgação/AVSI)

Os eventos serão realizados no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc Centro) de acordo com os protocolos sanitários. Todos os presentes devem estar de máscaras e manter o distanciamento mínimo.

O projeto

O “Acolhidos por meio do trabalho” é financiado pelo Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do Governo dos Estados Unidos e no Brasil, é implementado pela AVSI Brasil e Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), com o envolvimento da Fundação AVSI e AVSI-USA.

O projeto visa fortalecer as ações da Operação Acolhida – força tarefa humanitária liderada pelo Governo Federal. A iniciativa conta com o apoio institucional da Casa Civil da Presidência da República e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Erick Jose Moreno Sanchez é um dos formandos do curso (Foto: Frank Costa/SenacRR)