Esporte

“Fisiculturismo é um estilo de vida”, diz atleta Geyse Silva

O fisiculturismo é desporto que se baseia no uso de exercícios de resistência progressiva para controlar e desenvolver os músculos do corpo, a melhor formação muscular.

Como todo esporte há quem goste e quem não goste, com o fisiculturismo também tem disso. Para Geyse Silva, a modalidade é levada a sério e tida como estilo de vida. A atleta de 30 anos é praticante desde 2015 e compete na categoria miss wellness. A dedicação deu frutos no mês passado.   

O fisiculturismo é desporto que se baseia no uso de exercícios de resistência progressiva para controlar e desenvolver os músculos do corpo, a melhor formação muscular. Sua disputa ocorre em apresentações coletivas ou individuais, de comparação e os critérios são: volume, simetria, proporção e definição muscular.

A rotina de treinos de Geyse é conciliada a profissão de técnica de enfermagem e ainda a faculdade de nutrição. Ela conta como ela vê a modalidade.  

“Fisiculturismo não é apenas mostrar músculos como algumas pessoas falam e sim um estilo de vida. Não é necessário ter músculos exagerados, mas ter um padrão atlético de acordo com as regras das categorias, sem perder a feminilidade. Esse esporte está crescendo a cada dia, premia não apenas a definição perfeita do corpo, mas também a sutileza feminina. Critérios como a beleza facial, jeito de caminhar no palco, simpatia, biquíni, unhas e delicadeza também contam”, explicou.

A dedicação da atleta já rendeu importantes títulos desde seu início há pouco mais de quatro anos. Seu último título foi conquistado no fim de julho no Campeonato Alagoano de Fisiculturismo Fitness e wellness, realizado em Maceió/AL. Para Geyse chegar a conquista do título na categoria miss wellness, ela se preparou por seis meses com treinos específicos e alimentação regrada. Além disso, teve sua mãe enternada com cinco AVCs. Isso foi um dos fatores que a estimularam na competição. 

A fisiculturista mira agora em sua participação no Campeonato Nacional de Fisiculturismo e Fitness que será realizado em setembro também na capital alagoana que servirá com seletiva para o Mundial na Coreia do Sul.

Atleta relata seus desafios e preconceito das pessoas com a modalidade. Geyse Silva contou como lhe dá com seus objetivos e explicou como é a vida de um fisiculturista.

“Gosto dessa rotina de um atleta. De ter que traçar metas e desafios para conseguir chegar ao meu objetivo, gosto de ser diferente. Não tem nada específico que eu não goste, mas o período pré-contest é muito difícil, porque modifica também nosso humor e mexe bastante com nosso psicológico”, afirmou. 

“A dieta é rigorosa, treinar mantendo o foco e disciplina, aturar o preconceito das pessoas também é difícil. Enfim, exige uma mente equilibrada sempre, se não desistimos. Por mais que seja difícil, não me vejo mais fora desse mundo, que vai muito além de somente belos corpos no palco. Só quem vive pode sentir o processo todo, que é uma verdadeira lição de superação”, contou a atleta.

Por fim, ela deixou um recado a todos que praticam, e que pensem em fazer parte do fisiculturismo. 

“Superação! Essa palavra que diria a eles. Mais do que uma forma de deixar de ser magro ou gordo, o fisiculturismo é um estilo de vida. Parabéns a todos aqueles que o praticam e encontram formas de superarem os seus problemas e viver mais saudável e feliz”, concluiu. 

Em pouco mais de quatro anos, Geyse Silva trás no currículo as seguintes conquistas: Vice-campeã no estadual em Roraima (2015), campeã no estadual e overal RR (2016), 3º lugar no Nacional Sampa – São Paulo – (2016), 2º lugar no estadual RR (2017), 2º lugar no Brasileiro em Minas Gerais (2017), 2º lugar no Estadual (2018)e no Nacional em São Paulo (2018), 1º lugar em Santarém no open Estadual e o último em julho deste ano em Maceió/AL.