Esporte

1ª competição da Fedar será realizada em março, em Boa Vista 


O primeiro evento de 2020 da Fedar (Federação dos Desportos Aquáticos de Roraima) será realizado entre os dias 13 e 15 de março, na Vila Olímpica Roberto Marinho. O Campeonato de Natação Eduardo Amorim – Troféu Flamarion Vasconcelos será o primeiro do ano e servirá de parâmetros avaliativos, já que haverá mudanças de etapas e provas. As inscrições seguem abertas até dia 07 de março.

De acordo com a entidade, a competição deve subsidiar atletas que tentarão índices de competições nacionais, como Campeonato Brasileiro e Campeonato Leônidas Marques, previsto para abril, em Belém-PA. Outro destaque é que o evento servirá de parâmetros avaliativos, já que haverá mudanças de etapas e provas.

 “É uma competição importante para Federação, pois abre o calendário com inúmeras mudanças, com modificações nas provas de duas competições. Agora teremos que nos adaptar para atender à expectativa, principalmente dos atletas”, explicou Teca Marinho, presidente da Fedar.

Homenagem em Vida – Eduardo Amorim 

Foto: Divulgação/Fedar 

Em 2020, a Fedar realizou mudanças com relação à nomenclatura de seus eventos e neste não foi diferente. Em anos anteriores, a Federação realizava duas competições avaliativas: Torneio Velocidade – Trófeu Flamarion Vasconcelos [em fevereiro] e Torneio Boto Preto [em março]. A remodelação fez com que a entidade unificasse as competições e adaptou o nome dela, que agora faz homenagem ao atleta Eduardo Amorim, passando a ser chamado de Campeonato de Natação Eduardo Amorim – Trófeu Flamarion Vasconcelos.

“A inclusão dos nomes de atletas em eventos da Fedar foi algo que eu havia solicitado há anos e nesse ano foi aprovado. O intuito é de poder homenagear enquanto vivos os nadadores que fizeram muito pela natação do estado”, disse Yórran Greco, que foi um dos técnicos do atleta.

Eduardo Amorim brilhou do Desporto Aquático Roraimense. Sendo ele recordista em campeonatos nacionais pelos jogos escolares na prova de 50m livre, com tempo de 24”00. Foi ainda tricampeão Norte e Nordeste na prova de 50m livre, campeão Norte e Nordeste na prova de 50m borboleta, recordista roraimense na prova do 50m livre e 100m livre de categoria e absoluto, além de ser o recordista do estado na prova de 50m borboleta. Atualmente vive na cidade de Manaus.