Esporte

Aristides JR mira na seleção com o título da Seletiva Nacional 

O roraimense de 18 anos é um dos grandes nomes do judô no país e já projeta voos maiores no futuro de olho na Seleção Brasileira Principal

O judoca Aristides Lucena Júnior foi campeão da Seletiva Nacional de Judô promovido pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô). O feito foi alcançado na semana passada em Fortaleza-CE e com a conquista ele projeta voos maiores no futuro de olho na Seleção Brasileira Principal. O roraimense de 18 anos subiu de categoria e já obteve um resultado expressivo. Antes o garoto competia pela categoria 60 kg e agora compete pela sub-21 66 kg. Desde 2018, o atleta de Roraima defende as cores do Sogipa de Porto Alegre-RS onde tem treinado há quase dois anos. 

Aristides já chegou a defender a Seleção Brasileira quando ainda morava em Boa Vista. Porém, este título passa a ser especial para o atleta. “Eu acabei de subir de categoria de 60 kg pra 66 kg. Então treinei muito pra essa competição. Ganhei todas as lutas por ippon. Essa é 4º vez que participei da seletiva nacional. Nos anos anteriores eu fui vice-campeão, então estava batendo na trave sempre até que na minha última seletiva saiu o título”, comemorou o campeão. 

O campeão do Campeonato Brasileiro de Judô, Panamericano e Sul-americano tem um objetivo grandioso pela frente.  

“Agora a meta é ganhar o meeting, depois disso sai o ranking nacional e ser convocado para o circuito mundial. Depois já pensar na Seleção Brasileira Adulta e participar das competições mais importantes para estar nas olimpíadas e evoluir sempre”, contou. 

Feliz, ele comentou um pouco mais sobre o título e ressaltou seus planos para os próximos anos. Aristides falou do sentimento da conquista. 

“A sensação é de muito alegria e dever cumprido porque eu vinha sendo vice, então, tirei um peso enorme das costas. Planos futuros é subir bem do Júnior pra categoria adulto que é o sênior e futuramente participar de Grand Prix e Grand Slam, Jogos Pan-Americanos, Campeonato Mundial e Olimpíadas em 2024”, reforçou. 

O Meeting 2020 não tem uma data certa para ocorrer, mas a previsão é que ocorra entre janeiro e fevereiro em São Paulo. 


Aristides foi campeão da Seletiva Nacional na semana passada em Fortaleza-CE (Foto: Nicolas Cássio Nobre)

HISTÓRICO DO ATLETA – Em 2016, Aristides Lucena Júnior entrou pra história ao se tornar o primeiro roraimense a conquistar a medalha de ouro da competição com o título de campeão brasileiro de judô. Na mesma temporada, o judoca foi campeão Panamericano realizado em Córdoba-ARG e também trouxe a medalha de ouro do Sul-Americano, o que o colocou em mais evidencia com a conquista dos títulos nacionais. Aristides participou da seletiva nacional na Bahia, e do meeting 2017 para participar do mundial, onde venceu e foi o número 1 do ranking, e representou o país pela seleção brasileira na Turquia, Croácia e Alemanha.

Em 2018 chegou a Porto Alegre-RS para fazer parte de Sogipa, seu atual clube. Por lá colecionou muito mais títulos: Campeão do meeting (2019), campeão do super desafio Brasil vs Chile, campeão brasileiro regional (2019), terceiro lugar na Taça Brasil juniores (2018 e 2019), vice-campeão da Seletiva Nacional, 5º lugar no Internacional Masters Bremen na Alemanha (2019), 7º lugar na Copa europeia da Áustria 2019 e Seletiva Nacional sub-21 (2019).