Esporte

Atletas de RR confirmam presença nos Jogos Escolares da Juventude

Competição inicia neste sábado (16) e encerra dia 29 em Blumenau-SC

Parte da delegação de atletas roraimenses confirmaram presença na edição 2019 dos Jogos Escolares da Juventude que inicia neste sábado (16) e segue até dia 29 em Blumenau-SC. O Estado foi responsável pela compra de passagens para duas modalidades de 14 que estarão em disputa em solo catarinense. Outros atletas irão participar do evento com as passagens bancadas pelos pais.

A compra das passagens dos atletas e professores seria a única despesa do Estado, já que toda a competição será bancada pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) o que inclui hospedagem, alimentação dos participantes, e transporte entre locais de disputa e os hotéis.

As passagens compradas pelo Estado foram destinadas apenas para a equipe de Voleibol masculina infantil (Escola Gonçalves Dias) e feminino mirim (Escola Tancredo Neves) campeãs da Etapa Regional Verde em Palmas (TO). Além deles, foram compradas para as duplas de vôlei de praia infantil feminina e masculina (campeã mundial de Desporto Escolar) da Escola Camilo Dias.

Alguns pais de atletas que não receberam o auxílio bancaram as despesas para que os filhos chegassem à Blumenau-SC.  “Eu e meu esposo compramos a passagem. Quando fomos vendo que o governo estava protelando tomamos a iniciativa. Um valor muito alto R$ 2 mil. O que era responsabilidade do estado e que poderia ir eu ou o pai para torcer, ele acabou indo sozinho”, disse uma mãe que preferiu não se identificar.

“Sempre buscamos incentivar o esporte aos nossos dois filhos, é uma tristeza os demais atletas que não foram. O estado não mostra interesse ao esporte”, completou.

Ela falou da frustração de outros atletas que ela conhece e não conseguiram as passagens.  “Tudo inclusive a roupa foi comprada com dinheiro dos pais. Teve dois atletas que fizeram a roupa e as passagens não saíram.

Treino, esforço, tudo destruído pelo governo. Tem o recurso da Lei Pelé, esse recurso não pode ser usado com outro fim e eles não compraram as passagens”, contou.

Competição

São 14 as modalidades em disputa nesta edição de Jogos Escolares da Juventude. Os representantes de cada federação são escolhidos em seletivas estaduais por todo o país e logo depois passam pela Fase Regional nos esportes coletivos, já as individuais avançam direto.

Em Roraima as vagas são disputadas nos Jogos Escolares que neste ano teve 13 modalidades em disputas, cinco coletivas (basquetebol, voleibol, futsal, futebol de campo e handebol) e oito individuais (xadrez, atletismo, tênis de mesa, ginástica rítmica, karatê, natação, judô e vôlei de praia) nas categorias mirim  (12 a 14 anos) e infantil (15 a 17 anos). Das modalidades citadas, apenas karatê e futebol não estarão em disputa na competição nacional. O evento inclui badminton e wrestling.

OUTRO LADO – Entramos em contato com o Governo do Estado que esclareceu por meio de nota que o envio dos atletas está sendo realizado dentro de suas limitações e possibilidades financeiras. A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) garantiu a ida das equipes de voleibol masculino infantil (Escola Gonçalves Dias) e feminino mirim (Escola Tancredo Neves) campeãs da Etapa Regional Verde em Palmas (TO). E das duplas de vôlei de praia infantil feminina e masculina (campeã mundial de Desporto Escolar) da Escola Camilo Dias.

A Seed não citou quais critérios foram utilizados para tal escolha, mas atribuiu tal decisão as restrições orçamentárias geradas por dívidas herdadas de gestões anteriores, inclusive referente aos Jogos Escolares. A nota ressalta ainda que a Seed não possui ação orçamentária e financeira para aquisição de passagens aéreas no desporto.

Com relação a Lei Pelé, a nota esclarece que tal recurso foi utilizado para aquisição das passagens aéreas no envio da delegação com 59 integrantes para a Etapa Regional em Palmas (TO).

Por fim, a nota esclarece que a secretaria trabalha na execução de programas e projetos a fim de não colocar o Estado em situação de maior endividamento.

JOGOS DA JUVENTUDE- A disputa nacional inicia na noite de hoje (16) com a cerimônia de abertura e encerra no dia 29. Os melhores atletas do Brasil entre 12 e 17 anos estarão reunidos em Blumenau-SC para disputa de 14 modalidades esportivas. A competição terá 4.998 atletas dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal, além de convidados da Angola e do Japão.