Esporte

Atlético-RR é campeão Sub-17 após punição do São Raimundo 

O Tricolor ficou com título estadual após decisão do TJD-RR que puniu o São Raimundo com perda de seis pontos

A disputa do título entre Atlético Roraima x São Raimundo foi parar no tribunal. Ainda na noite de quinta-feira, 18, o TJD-RR (Tribunal de Justiça Desportiva de Roraima) puniu o Mundão com perda de seis pontos e com isso a taça trocou de mãos. O Tricolor da Mecejana foi declarado campeão do primeiro Campeonato Roraimense Sub-17. 

Nesta sexta-feira, 19, o dia foi bastante movimentado devido a decisão do TJD-RR. Que condenou por unanimidade o São Raimundo com a punição da perda de seis pontos. Com isso, o Tricolor da Mecejana foi declarado campeão estadual.  

Antes mesmo da bola rolar pelo estadual da categoria, um termo foi assinado com representantes de Atlético Roraima, São Raimundo, GAS (Grêmio Atlético Sampaio) e Náutico. Ambos concordaram que o campeão da competição seria o representante roraimense na Copa do Brasil Sub-17. 

O título fica com o Atlético Roraima obedecendo o regulamento do Campeonato Roraimense que coroa como campeão o clube que vencer os dois turnos ou o vencedor do confronto entre os campeões do primeiro e segundo turno na final Estadual. Com os seis pontos a menos do São Raimundo, a melhor campanha no returno passa a ser do Tricolor da Mecejana, sendo, portanto, vencedor do primeiro e segundo turno e por isso recebe o título de campeão do primeiro Campeonato Roraimense Sub-17.

DIPSUTA NACIONAL – A FRF (Federação Roraimense de Futebol) foi notificada da decisão do TJD-RR nesta sexta-feira, 19, e enviou a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) o documento com o nome do representante roraimense. Desta forma, o Atlético Roraima irá disputar a Copa do Brasil Sub-17. A garotada Tricolor irá enfrentar o Ceará em Fortaleza/CE no dia 4 de agosto. 

CAMPANHA – No primeiro turno o Tricolor somou 9 pontos após vencer três jogos em três rodadas e com isso foi declarado campeão: São Raimundo 1×3 Atlético-RR; Atlético-RR 7×2 NAÚTICO; GAS 0 X 9 Atlético-RR. No returno empatou duas e venceu uma partida somando cinco pontos: Náutico 1×1 Atlético-RR; Atlético-RR 1×1 GAS; Atlético-RR 1×0 São Raimundo.  


CONDENAÇÃO DO TJD-RR – A comissão disciplinar jugou e puniu o Mundão por ter escalado de forma irregular Hendrison Kauã Teixeira dos Santos e Cícero Cruz da Silva na segunda e terceira rodada do segundo turno da competição, nos jogos contra Náutico (09/07) e Atlético Roraima (11/07), extrapolando a data de publicação dos atletas no BID (Boletim Informativo Diário) marcada para o dia 06/07. 

Com estas irregularidades o clube alvialuzulino violou o artigo 6º da competição que limita o prazo para regularização dos atletas e consequentemente o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) que trata da inclusão irregular de atletas. A condenação foi por unanimidade em primeira instância e o São Raimundo ainda pode recorrer no pleno do TJD-RR ou em instâncias superiores. 

Sérgio Caranguejo, presidente do clube, disse que estuda se o São Raimundo irá ou não recorrer. 

“Estou vendo com o advogado do Rio [de Janeiro], pra entrar pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), não pelo o resultado do julgamento aqui, mas pelo nosso direito de disputar a Copa do Brasil que o regulamento específico da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) dá direito ao São Raimundo e a Federação quer extrapolar”, disse o mandatário. 

“Estou vendo porque não é barato entrar e nosso clube não tem condições financeiras de fazer isso, mas estou verificando. Não pelo resultado do julgamento, que pelo resultado do julgamento por aqui não vai dar em nada”, concluiu.