Esporte

Baré vai ao jogo e abandona o campo como forma de protesto

Jogadores barelistas entraram em campo com máscaras e luvas como forma de protesto à decisão da Federação e clubes em manter o campeonato. Colorado tentou suspensão como medida preventiva ao Coronavírus. A partida foi suspensa

Uma cena incomum de se vê ocorreu nesta terça-feira (17) no jogo entre São Raimundo x Baré pela quarta rodada do 1º turno do Campeonato Roraimense. O Colorado foi ao duelo e fez protesto quanto a decisão tomada na reunião entre Federação e clubes que decidiram em dar continuidade a competição mesmo sem a presença do público. O presidente barelista Oziel Araújo Neto foi o único a votar contra e pedir suspensão. 

Voto vencido ele declarou na saída da reunião que seus jogadores não iriam a campo como forma de prevenção a proliferação do Coronavírus (Covid-19). Na ocasião ele apresentou um documento pedindo a suspensão levando em conta decisões de Federações de outros estados que seguiram a ordem do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde). No jogo de ontem, o time até foi ao Estádio Ribeirão, fez as movimentações de praxe, mas quando a bola rolou, parecia até que o time ia jogar, mas abandou o campo segundos depois do apito inicial. 

Seguindo o protocolo, o árbitro da partida Yungo Paiva aguardou 30 minutos até encerrar a partida e declarou suspensa a partida até uma segunda decisão.

“Viemos em campo por uma questão de regulamento. Uma coisa é ter WO, outra coisa é começar a partida e desistir. Estamos falando sobre saúde, é lamentável que os dirigentes de Roraima ainda pensem nos custos particulares dos clubes. Eu também tenho custos, mas a gente está falando da saúde dos atletas”, disse Oziel Araújo Neto. 

“Entramos na justiça comum. Estávamos esperando até agora a pouco o mandato de segurança, não deu tempo de chegar, mas vai servir pra depois para o julgamento. Conversamos também com o pessoal do STJD, ficaram espantados pelo campeonato continuar, então nós estamos respaldados juridicamente e pra falar verdade isso é de menos. Três pontos é o de menos, o que mais importa é a saúde dos nossos e de todo mundo que faz futebol aqui em Roraima”, declarou.

Em campo, jogadores do São Raimundo esperaram os 30 minutos do protocolo, mas em ironia chegaram até aplaudir o ato do adversário. No banco de reservas, atletas e comissão técnica não esconderam o descontentamento. 

A Folha acompanha passo a passo o desdobramento desta situação para saber quais medidas serão adotadas, bem como se haverá punição ao colorado e outras definições que possam vir por meio da FRF (Federação Roraimense de Futebol) e TJD-RR (Tribunal de Justiça Desportiva).

Com a suspensão anunciada pelo árbitro de jogo, a pontuação dos clubes continua a mesma. 

Confira a tabela de classificação.