Esporte

Baré vence o Ypiranga pela série D

Com um gol do atacante Lucas Fabrício Neves, logo no início do primeiro tempo, o Baré comandou o ritmo do jogo nos primeiros 45 minutos

Sem público e seguindo todas as medidas sanitárias necessárias em razão da pandemia da Covid-19, o Estádio Flamarion Vasconcelos, mais conhecido como Canarinho, sediou neste domingo, 6, o jogo entre a equipe local, Baré, e o Ypiranga, do Amapá, em disputa da Série D, quarta divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Com um gol do atacante Lucas Fabrício Neves, logo no início do primeiro tempo, o Baré comandou o ritmo do jogo nos primeiros 45 minutos. No segundo tempo, o Ypiranga voltou mais organizado e ofensivo, porém o time roraimense garantiu a vitória com um gol do zagueiro Giliard, aos 30 minutos, e logo em seguida, aos 36 minutos, com o segundo gol do atacante Lucas Fabrício, fechando o placar de 3 X 0.

“A vantagem é boa, mas não tem nada definido. Fizemos uma excelente partida, pois ficamos muito tempo sem treinar e cada um se esforçou o máximo possível”, afirmou o zagueiro Giliard.

O técnico Aderbal Lana também manteve uma postura de humildade. “Tivemos grandes oportunidades no primeiro tempo, mas erramos nas finalizações. No segundo tempo, fizemos dois gols em contra-ataques. O placar foi bom, mas ainda precisamos de um bom resultado no segundo jogo”, frisou.

Esta é a fase preliminar eliminatória da competição; e o jogo de volta para definir quem prossegue na disputa será no próximo domingo, dia 13, no Amapá.

 

Sobre a competição

 

Considerada a pré-série D, esta fase inicial do Campeonato Brasileiro de Futebol começa com disputas entre oito equipes, sendo o Baré uma delas. Destas, quatro avançam para a fase de grupos, que terá 64 times, o São Raimundo é um deles, divididos em oito chaves, com oito times em cada chave e com jogos de ida e volta.

Os quatro melhores de cada grupo se classificarão para a segunda fase, somando 32 times. Eles se enfrentarão em jogos eliminatórios até a definição do campeão e do acesso à Série C de 2021.

Nas oitavas de final, a competição terá 16 times classificados; nas quartas de final, oito classificados; nas semifinais, quatro classificados garantem vaga na Série C do próximo ano.

O calendário inicial das disputas da Série D estabelecia o começo dos jogos em 3 de maio e o fim do torneio em 22 de novembro. Devido à pandemia, os jogos começam neste domingo e a previsão de término é no dia 7 de fevereiro de 2021.

Roraima tem dois times na quarta divisão do Campeonato Brasileiro, o São Raimundo e o Baré, respectivamente campeão e vice-campeão estadual de 2019. Conforme calendário da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o São Raimundo inicia a disputa na fase de grupos, com jogo previsto para o dia 20 de setembro contra o time do Altos, do Piauí.   

Ambos os clubes estão recebendo apoio do Governo do Estado, que colocou à disposição o Estádio Raimundo Ribeiro de Souza, Ribeirão, para atividades de treinamento, e o Canarinho, para os jogos oficiais.

Este suporte foi definido no início do mês de agosto, em reunião com os presidentes do São Raimundo, Sérgio Leitão, e do Baré, Oziel Neto. Eles solicitaram apoio técnico e logístico para que as equipes tenham um bom desempenho no campeonato.

“Esses times representam nosso Estado em uma importante competição nacional. O Governo é parceiro dos dois clubes. Reafirmo meu apoio ao futebol roraimense e vamos juntos buscar alternativas para auxiliar nossos jogadores neste campeonato”, disse o governador Antonio Denarium.