Esporte

CBFS elimina Constelação da Copa do Brasil de Futsal

Entidade maior do futsal brasileiro eliminou o clube de Roraima devido o não comparecimento no jogo de ida das semifinais que ocorreria na noite de ontem (18)

A Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) eliminou o Constelação-RR da Copa do Brasil de Futsal em razão do não comparecimento da equipe no confronto diante do Horizonte-CE na cidade de mesmo nome. A partida de ida das semifinais marcada para esta sexta-feira (18) não ocorreu já que o time de Roraima não conseguiu embarcar rumo à cidade que receberia o jogo devido à indisponibilidade de voos.

Como a Folha adiantou em primeira mão ainda na manhã de ontem, o Constelação apresentou a justificativa para a Federação Roraimense de Futebol de Salão (FRFS) que por sua vez encaminhou o ofício à CBFS. A entidade nacional por sua vez deu resposta negativa e resolveu eliminar os constelares.

O ofício de justificativa do Constelação relatou que o motivo do embarque foi a indisponibilidade de vagas nos voos nestes últimos dias, o que ocasionou o fato. Ainda ontem a CBFS oficializou a eliminação do clube de Roraima em seu site. O comunicado lembra que a classificação do Constelação foi confirmada no dia 19 de setembro após a eliminação da equipe do Pato Futsal por escalação irregular de atleta, já no dia 24 do mesmo mês foram definidas as datas dos confrontos, tendo tempo hábil para a aquisição das passagens aéreas ou viabilidade de outra forma de transporte.

O comunicado reforça ainda que a entidade tem o compromisso em trabalhar com isonomia e legalidade na condução de seus campeonatos, em cumprimento às normas e regulamentos que regem a modalidade em âmbito nacional. 

A CBFS aplicou o artigo 20.4 do Regulamento da competição em questão, assim o fato do Constelação deixar de disputar um jogo válido pela Copa do Brasil, resultando em prejuízos a terceiros, foi decidido a exclusão do clube filiado da Federação Roraimense de Futebol de Salão (FRFS) do torneio sem prejuízo das demais sanções previstas no CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). 

A Confederação Brasileira de Futebol Brasileiro finalizou o comunicado ratificando o art. 76 do Regulamento dos Certames Nacionais no qual determina que nenhuma federação ou clube estará livre de sanções administrativas aplicadas pela Presidência da CBFS se houver causado prejuízo ao sediante, à CBFS ou à divulgação dos Certames Nacionais.

Com esta decisão o Horizonte-CE garantiu vaga na final da competição nacional e agora aguarda a definição de seu adversário. A outra semifinal será disputada entre Corinthians-SP OU Marreco Futsal-PR.