Esporte

Campanha oferece aulas de jiu-jitsu para crianças do Vila Jardim

O público alvo são crianças com a idade a partir de 05 anos

Crianças que moram no residencial Vila Jardim, no Cidade Satélite poderão frequentar aulas gratuitas de jiu-jitsu. Projeto faz parte de uma campanha que une academia Vale dos Pitbulls, em parceria com Senai, Caixa Econômica e Codesaima.

As aulas serão ofertadas exclusivamente para moradores do Residencial Vila Jardim. O público alvo são crianças com a idade a partir de 05 anos. As aulas serão nos horários das 8h às 10h, das 16h às 18h, e das 19h às 21h.  Cada horário terá vaga para 50 inscritos. O curso começa no próximo dia 31 de agosto. As aulas acontecerão no espaço do Senai-RR, que fica atrás da Escola Estadual Militarizada Irmã Tereza Parodi.

O instrutor de jiu-jitsu Sandro Pitbull, se reuniu com o presidente da Codesaima, Anastase Vaptistis Paporrtzis, para tratar dos detalhes do curso de artes marciais. 

Pitbull disse que o projeto acompanhará o calendário escolar. O principal critério para participar das aulas é que a criança esteja matriculada na rede pública de ensino. Mesmo que o aluno não esteja indo pra escola, por conta da pandemia, ele deve estar matriculado e participando das atividades não presenciais.

O espaço do Senai-RR é uma grande área onde eram realizados cursos profissionalizantes para os moradores. O local comportará com comodidade essa ação social. “O tatame é de 10m x 10m, onde vão treinar todos juntos, as 50 crianças e ainda vai sobrar espaço”, comentou.

A inscrição é gratuita, basta o pai ou responsável levar uma avaliação médica de aptidão física e mental, certificando a capacidade da criança de participar dos treinamentos. Os 30 primeiros inscritos receberão quimonos de graça que foram adquiridos quando a parceira entre as instituições foi firmada.

Os professores serão voluntários. Sandro Pitbull e mais quatro instrutores da academia Vale dos Pitbulls darão as aulas. O Senai-RR fornecerá a estrutura, a Caixa entrará com despesas adicionais e a Codesaima cuidará do espaço e dos materiais utilizados.

O instrutor diz que há 25 anos trabalha com projeto social e que já pensava em expandi-lo para o Vila Jardim. “Aquela área precisa muito. É um projeto que tira as crianças das ruas para ficarem longe da violência e das drogas”, comentou.

O mesmo projeto é desenvolvido por Pitbull, na sede da Aeco (Associação dos Empregados da Codesaima), no bairro Pricumã. Devido a pandemia as aulas estavam paradas, mas retornam no próximo dia 24 de agosto.