Esporte

Campeão mundial de jiu-jítsu ministra workshop

Conhecido como Hulk, Lucas Barbosa lidera ranking mundial e atualmente treina nos Estados Unidos

Campeão mundial de jiu-jítsu, Lucas “Hulk” Barbosa mostrou técnicas de luta e de motivação para professores e alunos da modalidade no programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima. O encontro reuniu o público da capital e dos municípios de Alto Alegre, Rorainópolis e Mucajaí nessa quarta-feira (26).

O atleta roraimense lidera o ranking mundial da Federação Internacional de Jiu-Jítsu Brasileiro (IBJJF) e atualmente treina nos Estados Unidos. Uma das últimas conquistas dele foi um dos mais importantes eventos de jiu-jítsu do mundo: o Pan 2019 da IBJJF, em Irvine, na Califórnia (EUA), no qual ele foi campeão absoluto.

Pela manhã o público alvo foram os professores, quando ele mostrou técnicas de luta como, passagem de guarda, queda e finalização. Parte dos alunos participou desta etapa do encontro. “Dividir esse conhecimento com o pessoal não tem preço. Quando venho para Roraima, eu quero nivelar o jiu-jítsu no Estado. E quero que os outros saiam daqui e que se destaquem no mundo lá fora”, explicou.

Já à tarde, além de técnicas, o atleta compartilhou a sua história com as crianças e os adolescentes que treinam jiu-jítsu e outras modalidades do Abrindo Caminhos. “Foi uma honra compartilhar a minha história com as crianças, mesmo fazendo palestras em vários lugares do país, aqui é diferente, por ser minha terra. Assim como eu alcancei, quero que elas saibam que podem ter essa esperança de conseguir algo grandioso, na luta, no trabalho e outras áreas”, disse. 

Na palestra motivacional, o atleta contou como teve o contato com a luta, falou dos altos e baixos da carreira como lutador e a importância de conciliar os estudos com o esporte. Falou ainda sobre os cuidados com as amizades, e principalmente a importância de não desistir do que se deseja alcançar.

Inspiração

Para Dircelly Oliveira, de 17 anos, o que mais lhe marcou foi quando o atleta falou da importância de seguir os conselhos dos pais, na parte de priorizar os estudos, mesmo entre as competições. Ela é um dos destaques na modalidade em Roraima.

Para o professor do programa Abrindo Caminhos em Boa Vista, Bruno Romão, o seminário proporcionou experiências, que vão enriquecer o ensino aos alunos. “Foi muito importante esse momento, de formar uma base bem forte com aqueles que estão começando a competir. O Abrindo Caminhos revela talentos, aqui temos campeões da região, brasileirão e do sul-americano”, disse.

O professor de luta, do Abrindo Caminho, do Núcleo da Assembleia Legislativa em Mucajaí, Itálo Peixoto, explica que o campeão mundial mostrou uma didática diferente. “Espero aplicar esse conhecimento na sala de aula, para chegar na frente das competições”, explicou.