Esporte

Campeonato Roraimense Sub-20 começa no fim deste mês 

Competição contará com cinco clubes: Atlético Roraima, São Raimundo-RR, Rio Negro, GAS (Grêmio Atlético Sampaio) e Náutico.

O Campeonato Roraimense de Futebol Sub-20 começa no fim deste mês e com a proximidade da competição as movimentações nos clubes crescem. Cinco agremiações participam deste estadual sendo eles: Atlético Roraima, São Raimundo-RR, Rio Negro, GAS (Grêmio Atlético Sampaio) e Náutico. A primeira rodada está prevista para o dia 31 de agosto com dois jogos. 

Neste ano, o regulamento da Federação Roraimense de Futebol (FRF) prevê que o campeão estadual desta edição será o representante de Roraima na Copa do Brasil e Copa São Paulo de Futebol de Juniores de 2021, além de outras competições relacionadas à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Outra novidade é que uma segunda equipe poderá estar na Copinha na edição 2020 caso o Estado tenha direito a duas vagas, o que deixará a competição ainda mais disputada. Vale lembrar que o campeão 2018 – neste caso o São Raimundo-RR – é quem já está garantido na competição. 

“Caso a equipe campeã da temporada 2019 não seja a equipe já credenciada para a disputa, havendo a possibilidade de uma segunda vaga, o campeão da temporada 2019 automaticamente será credenciado para a Copa São Paulo de Juniores 2020. Caso o campeão da temporada 2019 seja a equipe já credenciada para a Copa São Paulo de Juniores 2020, o vice-campeão herdará a eventual vaga”, diz o artigo 4º do capítulo 2 do regulamento da competição elaborado pela FRF.  

O diretor de competições da Federação, Gil Monteiro deixou mais claro o que poderá vir acontecer.  “Se a Federação Paulista confirmar mais um representante para 2020, vai o vice-campeão de 2019 também, caso confirme mais uma vaga na Copinha”, explicou. 

“O São Raimundo é o representante [do Estado] na Copinha em 2020 já confirmado. Se o campeão [deste ano] não for o São Raimundo em que a vaga seria de 2021, vai o campeão de 2019. E, tendo mais uma vaga, vai o vice-campeão [deste ano] para 2021”, completou.

A rodada inicial ocorrerá no dia 31 deste mês com São Raimundo-RR x Rio Negro às 14h30 e logo na sequência, às 16h, o duelo fica por conta de Náutico x Atlético Roraima. Os locais das partidas ainda serão definidas pela Federação em conjunto com os clubes. 

MODO DE DISPUTA –A competição será disputada nas terças-feiras e sábados a começar pelo dia 31 de agosto.  O Estadual Sub-20 será disputado no formato todos contra todos em turno e returno. A decisão de cada turno será feita entre as duas melhores campanhas de cada etapa com vantagem do empate para a equipe com a melhor pontuação. O título estadual será feito entre os campeões de cada turno. Caso um clube seja campeão no primeiro e no segundo será detentor do título roraimense

Confira a tabela dos jogos.