Esporte

Campeonato Roraimense de Basquete tem início neste sábado

Modelo de disputa será um hexagonal onde todas as equipes se enfrentam entre si em turno e returno

Após um ano de paralisação, o Campeonato Carlos Alberto dos Santos Vieira agita a capital Boa Vista com três jogos no Ginásio Hélio Campos em sua rodada de abertura

Com seis equipes brigando pelo título, o Campeonato Estadual Masculino de Basquete começa neste sábado (23/10). A rodada de abertura terá três jogos, que serão disputados no Ginásio Hélio Campos, uma das sedes da competição. A bola sobe para a primeira partida às 17h30, e o público está liberado para acompanhar com entrada franca.

Após um de paralisação, devido a pandemia da covid-19, a Federação de Basketball do Estado de Roraima (FEBERR) volta a realizar o Campeonato Carlos Alberto dos Santos Vieira com equipes da capital Boa Vista. São elas: Aplicassauro, Major, Azul Mania, Macuxi, ARB/BVB Sub-20 e ARB/BVB Profissional – atual campeão na edição 2019.

O modelo de disputa será um hexagonal onde todas as equipes se enfrentam entre si em turno e returno. Os quatro primeiros avançam para as semifinais no sistema em que o primeiro enfrenta o quarto; e o segundo encara o terceiro colocado em jogos únicos. Os vencedores fazem a grande final em uma melhor de três.

Apesar do hiato de uma temporada e as dificuldades enfrentadas na pandemia, o presidente da FEBERR, Juliano Medeiros, destaca que o nível da competição, que leva o nome em homenagem póstuma ao ex-presidente da instituição, vem forte para a atual edição. 

“O basquete de Roraima sempre teve um nível muito bom dentro da região Norte. Temos a expectativa de que o campeonato mantenha esse nível. Obviamente a gente vem de uma pandemia, e as escolas que são as nossas grandes formadoras de atletas não revelaram tanto. Eventualmente perdemos uma geração em potencial. Mas como historicamente nosso estado sempre foi agraciado nas competições, esperamos uma alta competitividade”, comentou Juliano.

Além do Hélio Campos, o Ginásio Penha Brasil também será utilizado na competição. Duas grandes arenas foram escolhidas como sedes para acomodar o público, que terá entrada franca e não precisará apresentar exames negativou para covid-19 ou comprovantes de vacinação. Apesar da não exigência, Juliano afirmou que o evento seguirá todos os protocolos de distanciamento e obrigatoriedade do uso de máscaras. A lotação máxima é de 50% da capacidade de cada praça esportiva.

A saúde dos atletas também foi pensada pela federação. Juliano Medeiros e a equipe da entidade elaborou uma cartilha de orientação para que os atletas sigam durante treinos, jogos e também no convívio familiar. 

Confira abaixo a tabela da primeira rodada do certame:

ARB/BVB A x Aplicassauro 17h30
Major x Azul Mani 19h30
Macuxi x ARB/BVB Sub-20 21h