Esporte

Campeonato Roraimense é um dos poucos que ainda ocorre pelo país 


Desde a semana passada, entidades ligadas ao futebol no Brasil e no mundo têm paralisado suas atividades como forma de prevenção à propagação do Coronavírus (Covid-19). O Campeonato Roraimense é um dos poucos que ainda ocorre pelo país. Pelo menos até a decisão desta quinta-feira (19). A FRF (Federação Roraimense Futebol) e clubes decidem em reunião na manhã de hoje se a disputa terá ou não continuidade.

Na terça-feira (17) foi realizada a rodada 04. Na qual GAS derrotou o Atlético Roraima por 3×0. No segundo jogo da noite, São Raimundo e Baré foram a campo. Os jogadores barelistas entraram com máscaras e luvas como forma de protesto quanto à decisão tomada. Clube foi o único a pedir a suspensão na reunião de segunda-feira (16). Atletas iniciaram a partida, mas abandonaram o confronto, o que suspendeu o jogo.

Os Estaduais foram paralisados por diversos lugares do país, com exceções de alguns que ainda continuam, só que de portões fechados, é o caso de Roraima, Acre, Amapá, Pará, Bahia, Paraíba, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A Federação Baiana realizará as duas próximas rodadas (22 e 25 de março) com portões fechados. Tendência é que a competição seja suspensa após as partidas definirem os classificados às semifinais. Na Paraíba, os jogos estão sendo disputados com portões fechados. Reunião nesta quinta-feira (19) definirá a paralisação. Outra grande competição suspensa foi a Copa do Nordeste, paralisada por tempo indeterminado. 

Vale lembrar que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) deixou a cargo de cada Federação o aval de continuar ou não seus respectivos campeonatos. Alguns estaduais que até esta quarta-feira ainda estão em curso, poderão ter mudanças a qualquer momento, tendo em vista que o número de infectados pelo Covid-19 só aumenta. Ontem o Campeonato Piauiense também foi paralisado.

Confira o levantamento feito pela Folha de Boa Vista até as 17h30 desta quarta-feira (18). A pesquisa é feita por todos os estaduais divididos por região do país. 

REGIÃO NORTE: Roraima, Acre, Pará e Amapá ocorrem de portões fechados. Destes, A Federação de Futebol do Acre suspendeu o início do 2º turno. Amazonas e Rondônia paralisaram por 15 dias, podendo ser prorrogado. O Tocantins é, até o fechamento desta matéria, o único estado com torneio no Brasil que segue normalmente.

SUDESTE: As Federações dos Estados do São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo suspenderam suas competições por tempo indeterminado. No Rio de Janeiro a paralisação será de 15 dias, até segunda ordem. 

SUL: Paraná e Santa Catarina pararam por tempo indeterminado. O Rio Grande do Sul paralisou por 15 dias, podendo ser prorrogado. 

CENTRO-OESTE: Distrito Federal foi paralisado por tempo indeterminado. Já Mato Grosso e Mato Grosso do Sul seguem com portões fechados. Em Goiás, os jogos foram paralisados por tempo indeterminado. A Federação Goiana de Futebol chegou a antecipar as duas últimas rodadas, mas voltou atrás. 

NORDESTE: Ceará, Maranhão, Pernambucano, Sergipe, Rio Grande do Norte e a Copa do Nordeste tiveram suspensão por tempo indeterminado. Já Alagoas foi paralisado por 15 dias, com prazo podendo ser estendido. Na Bahia, as duas próximas rodadas (22 e 25 de março) serão com portões fechados. Ao que tudo indica, a disputa será suspensa após a definição das semifinais.