Esporte

Canarinho não vai sediar jogos do 1º Turno do Campeonato Estadual 

O Campeonato Roraimense de Futebol 2020 começa dia 7 de março, conforme tabela divulgada pelo Departamento Técnico da Federação Roraimense de Futebol (FRF) e confirmada na tarde de ontem pelo presidente da entidade Macuxi, José Gama Xaud, o Zeca Xaud. 

Divulgado inicialmente que teria todos os seus jogos realizados no recém-reformado estádio Flamarion Vasconcelos, o Canarinho, isso não será possível, pelo menos para os jogos do Primeiro Turno, segundo informou a Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura).

A FRF já busca locais alternativos para promover seus jogos, que pode ser o Estádio Ribeirão ou no campo da Vila Olímpica Roberto Marinho. 

A Seinf informou que o Estádio Flamarion Vasconcelos, o “Canarinho”, foi liberado apenas para sediar a partida entre São Raimundo e Cruzeiro de Minas Gerais, pela primeira fase da Copa do Brasil, jogo realizado na semana passada. 

“No momento, as equipes estão finalizando os detalhes da obra de reforma do estádio, que estava inativo por uma década e só agora, com a nova gestão de governo, que os trabalhos avançaram”, disse o secretário da Seinf, Edilson Lima. 

“Ainda faltam à urbanização externa, instalar o elevador e pequenos detalhes serem concluídos. Por essa razão, o Canarinho não estará disponível para os primeiros jogos do Campeonato Estadual de Futebol. Porém, o palco estará livre para os jogos finais do Estadual. E a taça de campeão do Estadual Roraimense de 2020 já será levantada no novo Estádio Canarinho”, afirmou sem, no entanto, definir uma data para a entrega final da obra. “Ainda estamos aguardando a chegada do elevador, que vem de fora. Assim que chegar vamos instalar, enquanto isso vamos dando continuidade a outros detalhes, como a urbanização da praça de entrada e pequenos detalhes de acabamento, mas o governador quer os jogos finais do campeonato no Estádio Canarinho, inclusive a entrega da taça de campeão”, afirmou.

Segundo a tabela divulgada pela FRF, a decisão do Primeiro Turno está marcada para o dia 24 de março. O início do Segundo Turno (Returno) será dia 28 de março e a decisão do Returno acontece dia 14 de abril. Caso um mesmo clube não seja campeão dos dois turnos e haja necessidade da decisão, está marcada para o dia 18 de abril. 

A Seed (Secretaria de Educação e Desporto), responsável pelo Estádio, informou que não recebeu nenhum pedido de cedência de espaço, nem do Estádio Canarinho e nem do Estádio Ribeirão, para a realização dos jogos pelo Campeonato Estadual de Futebol profissional 2020.

O presidente da FRF, Zeca Xaud, afirmou que já enviou documento com a tabela do Estadual para a Seed e que hoje estará enviando documento solicitando o Canarinho ou o Ribeirão para os jogos do Estadual. 

“Enviamos solicitação e a tabela dos jogos com as datas, antes da inauguração do Estádio. Mas vamos enviar de novo amanhã (hoje) e se não tivermos respostas para jogar no Canarinho ou no Ribeirão, os dois estádios do Governo, teremos que fazer nossos jogos no campo da Vila Olímpica e temos que pagar R$ 700 por rodada. Isso vai encarecer a competição, mas vai ser o jeito se não houver outro local”, afirmou. 

A rodada de abertura do campeonato será entre São Raimundo x Rio Negro, às 17h e na sequencia, as 19h, jogam Baré X GAS. (R.R)