Esporte

Competições de BMX seguem suspensas em Roraima

Federação realizou somente a 1ª de 6 Etapas do Campeonato Roraimense de BMX 2020.

A FCR (Federação Ciclística de Roraima) informou que as disputas do Campeonato Roraimense de BMX seguem suspensas e sem previsão de retorno. Apenas a primeira de seis etapas do Estadual 2020 foi realizada até a paralisação por conta do novo coronavírus.

A 1ª Etapa que abriu a temporada 2020 ocorreu no dia 14 de março, portanto, há exatamente um mês e meio atrás. Em 2019, o Estadual contou com cinco etapas e neste ano a competição ganhou mais uma, somando seis no total.

“O pessoal [pilotos] estão pedalando, mas fazendo treino funcional em casa, somente isso. A expectativa é pouca, porque uma das últimas coisas que vão abrir é evento esportivos e shows, que tem a vê com aglomeração. Acho que vai ser a última coisa a ser liberada para o público. A expectativa é bem pouca para retomada”, contou Yago Mathias, diretor de departamento de BMX da FCR.

“O Campeonato Brasileiro seria no mês de julho, só que a gente já tem a ciência que ao que tudo indica vai ser adiado. Mais de dez pilotos já estavam com passagem compradas”, lembrou.

Yago Mathias demonstrou otimismo e ainda arriscou uma previsão de melhoras com relação ao Coronavírus e o retorno na dita normalidade.“Vejo que realmente aglomeração é impossível. Mas tenho esperança que nesses próximos dois meses as coisas irão melhorar e tudo vai voltar ao normal”, afirmou.

O Campeonato Roraimense de BMX é disputada nas seguintes categorias: Mirim (nascidos em 2015 e 2014), Boys (nascidos em 2013 e 2012), Boys 2 (nascidos em 2011 e 2010), Expert: (2007, 2008 e 2009), Girls (feminina aberto), (Júnior: 2004, 2005 e 2006), Cruiser Men (bike aro 24′) e Elite Men (2003 e anos anteriores).

De acordo com cronograma inicial de competição para a temporada 2020, depois da 1ª etapa ocorrida dia 14 de março, a 2ª estava prevista para o dia 11 de abril. Já a 3ª etapa estava marcada para ser realizada no dia 17 deste mês. Segundo o próprio cronograma, a 4ª etapa está com data de realização para 13 de setembro, a 5ª para 18 de outubro e a 6ª e última para 22 de novembro. 

Segundo a FCR, os eventos do BMX em Roraima só serão retomados após as autoridades sanitárias liberarem as competições relacionadas ao esporte. A entidade estadual fará uma nova organização das datas dos eventos levando em conta as competições nacionais. 

Assim como as demais entidades que regem o desporto no Brasil, a FCR também suspendeu suas atividades para evitar a propagação do Coronavírus. 

CORONAVÍRUS EM RORAIMA – Todas as competições esportivas, bem como eventos culturais foram suspensos como forma de prevenção a proliferação da covid-19. O comércio também funciona de forma diferenciada. As aulas das redes municipais, estaduais e particulares foram paralisadas na segunda semana de março. Desde então, iniciou-se o período de quarentena e isolamento social em Boa Vista e logo depois nos demais municípios de Roraima. Além disso, as fronteiras do Brasil com a Venezuela e Guiana também foram fechadas. 

O maior estádio de futebol do Estado, o Canarinho, foi transformado em Hospital de Campanha para dar suporte ao HGR. Segundo o números da Sesau (Secretaria de Saúde) divulgado nessa quinta-feira (30), Roraima registra 602 casos positivos para a doença. O número de pacientes recuperados é de 111. O estado registrou 7 óbitos em decorrência da covid-19.