Esporte

Confira o raio X da final entre Independente e Constelação 

Análise é feita de Independente x Constelação, que juntos fazem a terceira e decisiva partida das finais do Campeonato Roraimense de Futsal Sub-20 que ocorre nesta sexta

A Editoria de Esportes da Folha de Boa Vista fez um raio x sobre os finalistas do Campeonato Roraimense de Futsal Sub-20. A partida decisiva entre Constelação x Independente/Faceten ocorre nesta sexta-feira, 20, no Ginásio Senador Hélio Campos, a partir das 20h30. Constelares e alviverdes duelam em um dos mais equilibrados estaduais da categoria nos últimos anos. 

Na final melhor de três, cada clube tem uma vitória, porém, o time das estrelas tem um ponto de bonificação pela melhor campanha na fase classificatória e pode até empatar que ergue o troféu de campeão. 

O equilíbrio vem desde a fase classificatória. Para se ter uma ideia, os dois clubes brigaram e até revezaram na liderança da competição antes das finais. Nesta disputa particular, o Constelação se deu melhor na primeira fase ao encerrar em primeiro com 18 pontos. Os constelares tiveram cinco vitórias, três empates e se quer perderam um jogo. Foram 31 gols marcados e 19 sofridos. 

Por outro lado, o Independente/Faceten também teve o mesmo número de vitórias: cinco triunfos. O alviverde empatou uma vez e amargou duas derrotas. O saldo final na fase classificatória foi a segunda melhor campanha com 16 pontos. Na etapa citada, o time marcou 36 gols e sofreu 32 tentos.  

O equilíbrio refletiu ainda mais nas finais, que ocorrem na decisão melhor de três. Na primeira partida, o Independente levou a melhor e acabou com a invencibilidade do seu adversário e saiu de quadra com o triunfo de 4 a 0. Na terça-feira, 17, os dois finalistas voltaram a se encontrar e quem sorriu no apito final foi o Constelação, que venceu o alviverde por 3 a 0 e se manteve vivo na disputa, e mais ainda, pode até empatar que chega a conquista do titulo. 

Conversamos com Daiana Lima, treinadora do Independente/Faceten que vê a determinação do grupo como fator positivo e a inexperiência dos garotos como negativo. Além de vê a disputa parelha, ela se mantém esperançosa na conquista pelo primeiro título do clube na categoria.

“O jogo foi bem disputado com chances pra duas equipes. Infelizmente nossa equipe não aproveitou as chances criadas e o adversário foi feliz na conclusão. Para essa final vamos manter a intensidade do jogo e vamos jogar pela vitória”, disse a comandante.


Cada um tem uma vitória na final melhor de três (Foto: Bennison de Santana/Folha BV)

Técnico do Constelação, Olano Matos atribuiu o mau resultado na primeira partida ao comprometimento de seus atletas, mas acrescentou que o time aprendeu com a derrota e voltou a jogar como ele esperava. 

“Os atletas, como falei anteriormente, pecaram muito na parte dos treinamentos. A gente deu um puxão de orelha, conversou bastante e já deu uma melhorada acentuada no segundo jogo onde a gente colocou em prática todo nosso potencial. Nosso sistema defensivo já funcionou, voltamos a marcar e conquistamos uma vitória bem bacana, o que possibilita a gente jogar pelo empate no último jogo”, frisou. 

Treinador constelar exaltou o poder de seu adversário, mas também está confiante. 

“Na decisão, no último jogo, a gente sabe que vai ser muito difícil por conta da qualidade do nosso adversário. O Independente vem jogando bem, apesar da derrota ontem [terça-feira], eles jogaram bem também e nós precisamos entrar focados e determinados pra que consigamos sair com o título na sexta-feira”, contou.   

A final da competição é decidida na disputa melhor de três. A equipe que somar cinco pontos ou mais é declarado campeão, por enquanto, cada finalista tem uma vitória. O Constelação tem quatro pontos (ponto de bonificação + vitória) e o Independente/Faceten tem três (pelo triunfo nesta etapa). O campeão será o representante do Estado na Taça Brasil de 2020.