Esporte

Confusão mancha jogo entre GAS e Rio Negro 

A partida entre GAS e Rio Negro foi marcada pela confusão envolvendo os jogadores do Galo, arbitragem e com a presença da Tropa de Choque da Polícia Miliar. Tudo começou após o segundo gol do Leão, aos 24 minutos do segundo tempo. O duelo foi o segundo confronto da rodada 03 do Campeonato Roraimense no Estádio Ribeirão. 

Com a bola rolando, o GAS (Grêmio Atlético Sampaio) venceu por 2×1. Netinho abriu o placar para o Galo, mas do outro lado estavam Evandro e Fred, autores do gol do Leão. Depois disso, só confusão.

Os jogadores do Rio Negro alegaram que a Tropa de Choque da Polícia Militar, teria usado spray de pimenta no meio de campo. A situação revoltou os atletas, comissão técnica e diretoria, que resolveram tirar o time de campo. Até nas arquibancadas e arredores do Ribeirão o clima ficou tenso e houve briga e agressão entre torcedores. Mesmo com a confusão, o árbitro do jogo, José Ordilio, deu vitória ao GAS, que com isso somou mais três pontos e agora lidera a competição. 

Foram 16 minutos de paralisação, desse o início da confusão até o árbitro encerrar a partida. Depois disso, o clima pesou. José Ordilio e seus assistentes saíram com proteção dos policiais da Tropa de Choque. 

Segundo o diretor Cláudio, do Galo, os jogadores foram ao encontro do árbitro para cobrar explicação sobre o lance que para os alvinegros era irregular. Ao ser atingido pelo spray de pimenta, dois de seus jogadores teriam caído e levado outros atletas a ficaram preocupados e revoltados.

“Nossos jogadores são profissionais, estão trabalhando. Onde já se viu a polícia entrar e usar spray de pimenta. Não temos condições de voltar para o jogo, não tem como”, declarou Cláudio. 

“A gente só foi se aproximar para conversar com o árbitro, não íamos agredir ou coisa do tipo. Tanto que respeitamos a proteção dos seguranças e jamais, jamais esperávamos que um spray de pimenta fosse usado”, disse o capitão Ronaldo à beira de campo. 

Segundo o diretor de futebol, Gilcimar Monteiro, o Rio Negro irá entrar com representação ao TJD-RR (Tribunal de Justiça Desportivo e Roraima) e pedir anulação da partida. 

Procurada, a Federação não se pronunciou, mas deve se manifestar nos próximos dias. Já com relação à polícia, o Governo do Estado se pronunciou por meio de nota. O CPC (Comando de Policiamento da Capital) declarou que os policiais foram fazer a segurança no local, confirmou que foi usado spray de pimenta, porém afirma que não foi em direção aos atletas. 

“Em meio à desordem gerada em razão do resultado parcial do jogo, em que atletas de um dos clubes apresentaram comportamento agressivo contra o árbitro, foi solicitada a intervenção dos policiais militares que se encontravam no Estádio, requisitados para promover a segurança, além dos seguranças particulares presentes. Com o propósito de debelar a confusão e evitar potencial agressão contra o juiz da partida, o gás pimenta foi aspergido para o alto e não na direção dos rostos dos jogadores”, diz trecho da nota.

Rio Negro folga no meio de semana e volta a campo no dia 21, quando encara o Baré. O GAS defende a liderança diante do Atlético Roraima nesta terça-feira (17).