Esporte

Conheça a história do Sampaio, o time de seu Agenor

Leão Dourado foi vice-campeão do Estadual em 1995 e 2020. Disputou a Série C de 1996 e Série D de 2021

Fomos ao fundo do baú, para desvendar o início da história, de cada clube participante, do Campeonato Roraimense de Futebol Profissional 2023. Aqui damos sequência na série de reportagens “Primórdios de Roraima”, com o time do Grêmio Atlético Sampaio, o GAS de Roraima, que promete vasculhar os arquivos perdidos e levar ao nosso leitor, “O princípio”, no nosso terceiro capítulo da série, após Mundão e Real chegou a vez do Leão Dourado.

História
 
A fundação do Grêmio Atlético Sampaio, mais conhecido como GAS, ocorreu no dia 11 de junho de 1965, em um quartel da cidade de Boa Vista (RR), por Agenor de Souza Almeida. O nome foi uma homenagem ao conterrâneo militar cearense, General Antônio de Sampaio. Considerado o Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro.

Com a presença dos seguintes desportistas: Ary Rodrigues Duarte, Geraldo Batista Conrado, Odílio de Souza Cruz, Antonio Henrique Pereira, Edmar Domingos Costa Moreira, Jesus Nazareno de Souza Cruz, Edmundo da Costa, Jinzings Melo, Anísio Paulo de Lucena, Luis Barbosa dos Santos, José da Conceição Pereira, Francisco Roberto da Costa, e Jacir de Souza Cruz, em uma reunião que consistia na fundação de uma Associação Desportiva, destinada ao desenvolvimento e prática do desporto e de lazer dos associados, foi aprovada por unanimidade a fundação do clube Grêmio Atlético Sampaio e lavrado em ATA seu nascimento na capital roraimense.

Nas cores amarelo, azul e vermelho. O mascote escolhido foi o Leão, daí os apelidos ‘Leão do Norte’ e ‘Leão Dourado’. O escudo do clube diferencia do atual, embora semelhante.

Entre 2018 e 2022, o GAS representou o município de Caracaraí. O Leão do Norte foi vice-campeão do Campeonato Roraimense em 95 e 2020, campeão estadual sub-18 em 2009, e campeão roraimense sub-17 em 2022.

Falecimento do Fundador

O falecimento do fundador e ex-presidente do GAS, Agenor Sampaio, com 91 anos, em 2022, por insuficiência renal, foi dolorosa tanto para o clube, quanto para os torcedores, e seu neto Jander Cavalcante, atual presidente do clube desde 2017, após seu avô, Agenor de Souza Almeida, enfrentar sérios problemas de saúde.

Conquistas

A profissionalização do GAS ocorreu em meados da década de 90, mas foi em 1996, que o clube disputou pela primeira vez o Campeonato Roraimense de Futebol. Com os destaques Goiano, Jacaré e Júnior, o clube foi vice-campeão estadual, perdendo o título para o Baré. Ainda assim, garantiu vaga para a Série C do Campeonato Brasileiro de 1996. A atuação na Terceirona foi modesta. O clube fez apenas quatro gols e não pontuou na competição, retirando-se ainda na primeira fase.

Em 2007, o clube foi totalmente renovado, conquistando a primeira vitória em 2004 sobre o Rio Negro, por 4 a 3, de virada. No ano seguinte, em 2008, representou o município de Pacaraima no Campeonato Roraimense. Em 2009, foi campeão estadual pelo sub-18.

Em 2018, o GAS resolve mudar de sede, sai de Boa Vista e vai para a cidade de Caracaraí, onde a equipe se preparou para disputas do Campeonato Roraimense de 2019 a 2021, incluindo a primeira participação na Série D, que foi no ano passado, graças ao vice-campeonato estadual em 2020.

A última partida do Leão no profissional foi pela Série D do Brasileirão 2021, quando enfrentou o Penarol-AM, no Amazonas. Naquela edição, o Leão Dourado ficou em sétimo lugar do Grupo A1 e 56º na classificação geral.

Em 2022, garantiu um título inédito após virada em cima do Rio Negro, no Campeonato Roraimense de Futebol Sub-17. Garantindo sua vaga na Copa do Brasil da categoria.

Em 2023, o clube volta a sediar seus jogos na capital roraimense, principalmente no Campeonato Roraimense 2023, após ficar 1 ano fora da disputa.

Grêmio Atlético Sampaio (RR)

  • Nome: Grêmio Atlético Sampaio
  • Endereço: Avenida Ville Roy, 472-W – Centro – Boa Vista
  • Alcunhas: “GAS”, “LEÃO DO NORTE”, “LEÃO DOURADO”, “TIME DE SEU AGENOR”
  • Mascote: Leão
  • Principais rivais: São Raimundo, Baré
  • Fundação: 11 de junho de 1965
  • Estádio como mandante: Ribeirão
  • Capacidade: 3.000 espectadores
  • Localização: Boa Vista e São Luiz do Anauá, RR
  • Presidente: Jander Cavalcante
  • Gestor de futebol: Neto Borges
  • Patrocinadores: Asatur, Love Sport, Dep. Maria Helena, Canto das araras
  • Títulos: Vice-campeão do Campeonato Roraimense em 95 e 2020; Campeão estadual sub-18 em 2009; Campeão roraimense sub-17 em 2022.